Pesquisar no blog

Concurso PM GO: Confira detalhes do projeto básico. 1.670 vagas!

Iago Almeida

icone calendario 04 mar 2022

Atenção, concurseiros! Com edital autorizado desde o ano passado, o concurso PM GO  (Polícia Militar do Estado de Goiás) poderá ser realizado em breve, visto que a banca organizadora do certame foi contratada. Veja detalhes do Projeto Básico!

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova   . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Concurso PM GO: edital está mais próximo do que nunca

No ano passado foi assinado, pelo governador Ronaldo Caiado, o termo para a realização do novo concurso para a Polícia Militar do Estado de Goiás .

Ademais, o documento foi assinado no dia 11 de outubro, quando o governador anunciou sobre termo de autorização dos concursos da Segurança Pública, que somavam 1.580 vagas.

“Quero mandar um recado aos concurseiros de Goiás. Podem se preparar! Estudem bastante! Porque o edital já foi assinado e nós teremos em breve o(s) concurso(s) para poder chegar mais policiais em todas as áreas da Segurança Pública”, disse na época.

Além disso, Caiado ainda reconheceu a necessidade do estado na Segurança Pública, dizendo:

“Sabemos do deficit dos nossos policiais. É o menor contingente que um governador governa o estado. No entanto, somos o primeiro lugar aqui no nosso estado, mesmo com o menor número de policiais, devido a organização, o engajamento e a integração das forças. Isso que é inteligência e competência”.

Posteriormente, no dia 22 de fevereiro de 2022, foi publicado no Diário Oficial de Goiás a dispensa de licitação, confirmando o Instituto AOCP como banca organizadora da seleção.

Com isso, não há mais impedimentos para que o edital seja publicado e ele deve sair nas próximas semanas.

Concurso PM GO: confira detalhes do Projeto Básico

O projeto básico foi divulgado e é um documento que traz as principais informações relativas ao certame, como previsão de inscritos, taxas e provas. Portanto, confira:

Vagas e cargos

De acordo com o projeto básico, serão 1.670 oportunidades entre os cargos de Soldado e Oficial. Assim, confira a distribuição:

  • Soldado de 2ª Classe (Combatente) – 1.500 vagas;
  • Soldado de 2ª Classe (Músico) – 20 vagas;
  • Cadete – 100 vagas; e
  • 2º Tenente (Médicos, Odontólogos e Psicólogos) – 50 vagas.

Previsão de inscrições

A previsão, conforme o documento, é de que 81 mil candidatos se inscrevam na seleção. Assim, a divisão seria a seguinte:

  • 60 mil candidatos inscritos ao cargo de Soldado
  • 1 mil candidatos inscritos ao cargo de Soldado – Músico
  • 15 mil candidatos inscritos ao cargo de Cadete
  • 5 mil candidatos inscritos ao cargo de 2º Tenente

Provas e etapas

Sobre as provas do concurso da Polícia Militar de Goiás , o projeto básico determinava que o conteúdo das provas deverá abarcar o conteúdo programático. Além disso, as questões deverão:

  • ser contextualizadas e sempre que possível interdisciplinares;
  • abranger graus variados de dificuldade, adequados às especificidades do cargo;
  • utilizar recursos gráficos animados, caso haja necessidade;
  • ser inéditas, formuladas com clareza, dentro do conteúdo programático estabelecido em edital, abrangendo as capacidades de compreensão, aplicação, análise e avaliação, devendo valorizar o raciocínio e privilegiar a reflexão e não a memorização, bem como a qualidade e não a quantidade.

Assim, a banca deverá elaborar questões que permitam o embaralhamento aleatório de modo a compor, no mínimo, 2 tipos de gabaritos para a mesma prova. 

Além disso, já se sabe que as provas escritas e discursivas terão a duração de 4 a 5 horas.

As Objetiva e Discursiva para os 04 cargos serão aplicadas em datas diferentes, com duração de 04 a 05 horas.

Elas deverão, entretanto, ser realizadas em período superior a 60 dias corridos, a contar da publicação do Edital de Abertura.

Convocações

Além disso, vale frisar que de acordo com o documento, as convocações dos aprovados acontecerão entre os anos de 2022, 2023 e 2024, seguindo a estrutura abaixo:

  • 2022: 870 convocações;
  • 2023: 500 convocações; e
  • 2024: 300 convocações.

Requisitos básicos

É igualmente importante que os concurseiros saibam que para concorrer a um dos cargos será necessário, de acordo com a Lei 15.704/2066, que os candidatos possuam a altura mínima de 1,65m (sexo masculino) e de 1,60m (sexo feminino).

Ademais, também é preciso que os candidatos tenham a idade mínima de 18 (dezoito) anos e máxima de 30 (trinta) anos de idade.

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso PM GO: Edital publicado com 1.670 vagas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais