Pesquisar no blog

Concurso PM GO: Novas seleções são necessárias, diz governador!

Iago Almeida

icone calendario 23 set 2021

Os concurseiros continuam na expectativa de um novo concurso PM GO (Polícia Militar de Goiás). E, o governador do estado, Ronaldo Caiado, afirmou que novas seleções são necessárias.

Concurso PM GO: governador reconhece necessidade de editais

Ainda sem previsão de publicação do edital, os concurseiros estão ansiosos quanto a um novo concurso para a Polícia Militar de Goiás .

Nesta semana, o governador Ronaldo Caiado reconheceu a necessidade de novas seleções e anunciou a promoção de mais de 3,1 mil praças da Polícia Militar.

A informação foi divulgada pelas redes sociais do governador e, posteriormente, ratificada pela Secretaria de Segurança e Governo do Estado de Goiás.

Ele afirmou que uma nova seleção está em estudo e tudo dependerá de um aval do Tesouro Nacional.

“Estamos trabalhando fortemente para esse objetivo. Temos que pagar dívidas acumuladas anteriormente”, citou.

Como foi a promoção de novos soldados?

O governador ainda celebrou a promoção de 3.130 Praças, afirmando ser a maior já realizada na história da Polícia Militar de Goiás.

O anúncio da promoção aconteceu na última terça-feira (21), após reunião entre o governador, o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, e o comandante-geral da corporação, Coronel Renato Brum dos Santos.

“Nós estamos com o número de 3.130 praças promovidos. Primeira vez que nós estamos preenchendo todas as vagas”, destacou.

“Esse é o reconhecimento ao trabalho, à competência e aos resultados que vocês entregam à população do Estado de Goiás”, completou o governador.

Concurso PM GO: edital foi solicitado para 2 mil vagas

O anúncio de um novo concurso PM GO foi feito no começo de 2021, quando o deputado estadual Delegado Humberto Teófilo compartilhou um documento confirmando os trâmites para a nova seleção. 

Pelas redes sociais, o deputado afirmou que o Comando de Gestão de Finanças da Polícia Militar de Goiás se manifestou favorável ao novo edital, isso em ofício dirigido à Assembleia Legislativa do estado (Alego).

No documento, o deputado solicitou 2 mil vagas para Soldado e Cadete. O concurso está previsto desde 2017. Confira detalhes dos cargos:

  • Soldado
    • Salário – R$ 1.500
    • Requisitos – idade de 18 a 30 anos; nível superior em qualquer área; altura mínima de 1,65m (homem) e 1,60m (mulher); CNH categoria B.
  • Cadete
    • Salário – R$ 5.401,43
    • Requisitos – idade entre 18 e 32 na inscrição; até 35 anos no momento do ingresso; bacharelado em Direito; altura mínima de 1,65m (homem) e 1,60m (mulher); CNH categoria B.

Inicialmente, seriam 1.920 vagas para Soldado de 3ª classe e 80 para Cadete. Porém, segundo as informações, a oferta para Cadetes teria passado para 100 vagas.

Concurso PM GO: banca foi anunciada em 2018

Vale ressaltar que a banca organizadora do concurso está escolhida desde 2018, quando o edital tinha previsão de ser publicado.

O Instituto AOCP foi o escolhido e é possível que se mantenha, entretanto, por ter sido escolhido a mais de 02 anos, um impasse poderá fazer com que um novo processo seja aberto.

A PM de Goiás ainda não se manifestou sobre o assunto.

Último concurso PM GO

Publicado em 2016, o último concurso da Polícia Militar de Goiás contou com a oferta de 2.500 vagas, sendo 2.420 para Soldado e 80 para Cadete.

Ao todo, 41.829 candidatos se inscreveram na seleção e foram avaliados por meio de diversas fases, sendo:

  • provas objetiva e discursiva;
  • teste de capacidade física;
  • avaliação médica e psicológica;
  • avaliação da vida pregressa e investigação social.

A prova objetiva contou com questões de Língua Portuguesa, Realidade do estado de Goiás, Direito Penal, Direito Constitucional, Direito Processual Penal, Direito Administrativo, Direito Penal Militar e Legislação Extravagante.

Saiba mais sobre o Concurso PM GO: Edital publicado com 1.670 vagas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais