Logo desconto Relógio
     horas                  minutos               segundos

Concurso PM PA: Divulgada a distribuição das 2.405 vagas que serão ofertadas!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 21 jul 2020

Foi confirmada pela Seplad, a distribuição das vagas que serão ofertadas no concurso PM PA (Polícia Militar do Pará) destinado para os cargos de Soldado e Oficial, de níveis médio e superior, respectivamente.

BAIXE GRÁTIS: E-book Raciocínio Lógico para Concursos!

Questões Comentadas por Professores Especialistas e com ampla Experiência em Concursos Públicos

Distribuição das vagas do concurso PM PA

A Seplad (Secretaria de Estado e Planejamento e Administração do Estado do Pará), tem colaborado com os candidatos que buscam uma vaga no concurso PM PA. De forma assídua, a pasta tem confirmado informações e atualizado os interessados.

A novidade desta semana, é a confirmação da distribuição das 2.405 vagas do concurso PM PA. O quantitativo já havia sido anunciado pelo governador, mas ainda não se sabia a oferta destinada a cada cargo.

Em resposta pelas redes sociais, a diretora de Planejamento e Seleção de Pessoas, Gabriela Duarte, junto com a Coordenadora de Seleção de Pessoas, Anna Laura Araújo, informaram que a oferta das vagas será dividida da seguinte forma:

Nível Médio

  • Soldado: 2.310 vagas.

Nível Superior

  • Oficial Combatente: 95 vagas.

Os requisitos para pleitear uma vaga já estão confirmados. Para concorrer ao cargo de Soldado, é necessário ter o nível médio completo, idade de 18 anos a 30 anos, altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres. A carreira tem o salário de R$ 3.486,80.

Já para a carreira de Oficial Combatente, exige nível superior de formação, idade de até 35 anos, altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres. A remuneração será de R$ 6.249,24.

Edital do concurso PM PA sairá ainda em 2020

Existia a possibilidade do edital do concurso PM PA ser publicado até o mês de junho. Entretanto, o processo licitatório aconteceu apenas no dia 26 de junho e ainda está em andamento. Dessa maneira, não haveria tempo hábil para cumprir esse prazo.

Sendo assim, os editais para os cargos de Soldado e Oficial ficam para o segundo semestre de 2020. A data definitiva ainda será confirmada, a própria Seplad informou o concurso PM PA entre os certames previstos para sair este ano.

Mesmo com a pandemia da Covid-19, os preparativos da seleção não foram paralisados. Foi confirmado pela Seplad que as tratativas se mantiveram, pois o objetivo é que os editais previstos saiam ainda em 2020.

“Todo o processo interno, referente ao planejamento dos concursos previstos para 2020 continuam em andamento, pois a Seplad trabalha dentro da sua competência para que a execução de cada processo não seja prejudicada”.

É previsto que sejam divulgados dois editais: sendo um edital para o cargo de Soldado e outro documento para a carreira de Oficial, em virtude da complexidade e especificidade na seleção de candidatos para as categorias profissionais de militares.

Os participantes que irão pleitear a uma vaga de Soldado e Oficial, serão avaliados por meio de cinco etapas, sendo elas:

1ª Etapa: prova objetiva e discursiva (somente para oficiais), de caráter eliminatório, abordando todas as disciplinas constantes do conteúdo programático a ser informado posteriormente;

2ª Etapa: exame de avaliação de saúde, de caráter eliminatório;

3ª Etapa: exame de avaliação de aptidão física, de caráter eliminatório;

4ª Etapa: exame de avaliação psicológica, de caráter eliminatório, compreendendo testes psicológicos (teste de personalidade, de inteligência e de habilidades específicas) e entrevista;

5ª Etapa: investigação de antecedentes pessoais, de caráter eliminatório.

Saiba mais sobre o Concurso PM PA: 2.405 vagas para Soldados e Oficiais em 2020!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais