Pesquisar no blog

Concurso PM RJ Oficiais: Confira os locais de prova!

Iago Almeida

icone calendario 08 set 2021

Atenção concurseiros! As provas do concurso PM RJ (Polícia Militar do Rio de Janeiro) serão aplicadas no próximo domingo, 12 de setembro. E os inscritos já podem consultar os locais de prova e as orientações. São 32 vagas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO).

Concurso PM RJ: provas neste final de semana

As provas do concurso da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro serão aplicadas neste próximo domingo, 12 de setembro. Confira detalhes:

Como consultar o local de prova?

Os inscritos no certame já podem conferir os locais de realização das provas objetivas e discursivas.

A consulta deve ser realizada através de link específico , no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV). É só colocar seu CPF.

Como serão as provas?

De caráter eliminatório, a prova objetiva terá 70 questões de múltipla escolha, contendo cinco alternativas de respostas.

Serão disciplinas de Direito Administrativo (14), Direito Constitucional (14), Direito Penal (14), Direito Processual Penal (14), Direito Penal Militar (07) e Direitos Humanos (07).

Vale destacar que será eliminado o candidato que não obtiver, pelo menos, 50% dos pontos e/ou nota 0 em qualquer uma das áreas.

Enquanto isso, a prova discursiva, que será em caráter eliminatório e classificatório, terá 3 questões sobre as áreas de Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal/Processual Penal.

Importante destacar que será aprovado aquele que obtiver, no mínimo, 40% de acertos em cada questão da prova.

E, somente serão corrigidos os exames dos aprovados, na objetiva, até o limite de seis vezes o número de vagas, sendo 138 primeiros aprovados na ampla concorrência, 36 para as vagas destinadas a negros e indígenas e os 18 primeiros para as oportunidades reservadas aos hipossuficientes. 

Depois, os habilitados e classificados nas avaliações serão convocados para o TAF (Teste de Aptidão Física).

Medidas de proteção

Devido à pandemia do Coronavírus, os candidatos deverão observar e obedecer as medidas sanitárias vigentes nos locais de prova, conforme legislação do poder público federal, estadual e municipal. São:

  • Não deverá ocorrer aglomeração de candidatos na entrada dos locais de prova da PMERJ, para isso os portões serão abertos com antecedência e os candidatos deverão se dirigir imediatamente para as suas respectivas salas;
  • Não será permitida a permanência de candidatos nos corredores;
  • Haverá rotas e marcações no chão para indicar o distanciamento adequado;
  • É obrigatória a utilização de máscaras que cubram total e simultaneamente nariz e boca para proteção contra a COVID 19 pelos candidatos do certame;
  • Haverá aferição de temperatura na chegada do local de realização da prova;
  • Recomenda-se que o candidato compareça munido de álcool em gel, em material transparente, para uso pessoal;
  • Recomenda-se que cada candidato leve e utilize sua própria garrafa de água em material transparente e sem rótulo;
  • Somente será permitido que os candidatos realizem lanches de rápido consumo no local de prova (ex.: barra de cereal) e quando for estritamente necessário;
  • O uso de sanitários será realizado com rígido processo de controle, evitando aglomeração e com a frequente prática da higiene e a devida assepsia;
  • Serão consideradas marcações de distanciamento nas salas de aplicação os espaços estabelecidos entre as carteiras.

Outras etapas de seleção

Além das provas citadas, os concurseiros passarão ainda por mais 4 etapas. São elas:

  • 1ª etapa: provas objetivas e discursivas;
  •  etapa: exame antropométrico e Teste de Aptidão Física (TAF);
  •  etapa: exame psicológico;
  • 4ª etapa: exame de saúde; e
  • 5ª etapa: exame social e documental.

Concurso PM RJ: vagas, salários e requisitos

O concurso da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro está ofertando 32 vagas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO), sendo 23 para ampla concorrência, 06 para negros ou indígenas e 03 para hipossuficientes.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é a banca organizadora da seleção, que exigiu dos candidatos: o bacharel em Direito, idade entre 18 e 30 anos e altura mínima de 1,65m (sexo masculino) ou de 1,60m (sexo feminino).

Os aprovados ingressarão no curso de formação como Aluno-Oficial e terão salários de R$ 3.146,42. Após a formação e o estágio, os aprovados irão integrar o quadro de Oficiais, como segundo tenente, e os salários chegam a R$ 7.051,94.

Saiba mais sobre o Concurso PMERJ Saúde: Cargos e vagas confirmados. Edital iminente!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais