Pesquisar no blog

Concurso PM RN: Aprovado projeto que altera requisitos de ingresso. Confira!

Iago Almeida

icone calendario 24 nov 2022

O edital do concurso PM RN  (Polícia Militar do Rio Grande do Norte) pode ser publicado em 2023. E ele vai exigir dos candidatos requisitos mais flexíveis após a aprovação de um projeto que alterou as cobranças. Entenda!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Concurso PM RN: quais os novos requisitos?

Sendo assim, um novo concurso para a Polícia Militar está sendo planejado no Rio Grande do Norte e deve sair em 2023.

E há uma boa novidade aos interessados. Os requisitos que serão cobrados para ingresso, serão mais flexíveis em relação ao último certame da corporação.

Isso porque um Projeto de Lei foi aprovado em Sessão Plenária da Assembleia Legislativa do estado, nesta terça-feira (22/11).

Assim, o texto altera exigências para altura (homens e mulheres), idade máxima, curso tecnólogo como nível superior e ampliação de validade dos certames. Agora, os requisitos passam a ser:

  • Altura: 1,60m para o sexo masculino e 1,55m para o sexo feminino (antes eram de 1,65m masculino e 1,60m feminino)
  • Idade: 35 anos (antes era exigido 30 anos)
  • Aceitação do curso tecnólogo para especialidades de nível superior
  • Validade dos editais passa a ser de dois anos (antes eram de 90 dias)

Vale destacar que a Lei Complementar nº 683, de 27 de julho de 2021 , sancionada, reorganizou o efetivo da Polícia Militar, extinguindo a diferenciação por sexo para ingresso nos quadros da corporação.

Quando sai um novo concurso PM RN?

Recentemente, a governadora Fátima Bezerra, prometeu um novo edital para 2023. Então, o documento deve sair no primeiro semestre do ano que vem.

Entretanto, ela não confirmou quantas vagas e quais os cargos serão contemplados. Mas, a previsão é que sejam ofertadas vagas para Praças, uma vez que o último edital foi em 2018.

Cargos vagos crescem

Conforme o controle de recursos humanos, para a graduação de Soldado há 7.281 cargos vagos. Por outro lado, para a graduação de Cabo existem 146 vacâncias.

Além disso, as demais graduações (3º Sargento, 2º Sargento, 1º Sargento e Subtenente) encontram-se com Praças excedentes.

Já para Oficiais, há para o posto de 2º tenente, 249 cargos vagos, enquanto para o posto de 1º Tenente existem 169 cargos vagos.

Alteração também no concurso Bombeiros RN

A lei aprovada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte alterou também os requisitos para ingresso no Corpo de Bombeiros.

Uma das alterações, foi sobre a estatura, que passaram para 1,60m para o sexo masculino e 1,55m para o sexo feminino.

Além disso, a idade máxima para ingressar passou de 30 anos para 35 anos. A validade do certame também foi alterada, de 90 dias para 2 anos.

Ademais, o edital do concurso Bombeiros RN já está publicado e oferta 104 vagas para soldados e oficiais, com salários de até R$ 10 mil!

Para se inscrever é necessário acessar o site da UFRN , banca organizadora, até 30 de novembro de 2022. Saiba mais !

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso PM RN: Edital publicado. 132 vagas para Oficial!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais