Concurso PM RN: Edital com 211 vagas é autorizado I Nova Concursos

Concurso PM RN: Edital com mais 200 vagas pode sair em breve!

Governadora do Rio Grande do Norte anuncia um novo concurso PM RN com 211 vagas para Oficiais e Quadro Médico. Edital deve ser publicado até junho. Além disso, vale ressaltar que a comissão organizadora para o Quadro de Oficiais já está formada! Situação atual Comissão - Saúde  Comissão - Quadro de Oficiais Nova lei...

Status do concurso: Previsto

Governadora do Rio Grande do Norte anuncia um novo concurso PM RN com 211 vagas para Oficiais e Quadro Médico. Edital deve ser publicado até junho.

Além disso, vale ressaltar que a comissão organizadora para o Quadro de Oficiais já está formada!

Concurso PM RN: situação atual

O novo concurso da Polícia Militar do Rio Grande do Norte para o Quadro de Oficiais será realizado e ofertará 211 vagas, segundo informações da governadora do estado. Serão 132 oportunidades para oficial combatente e 79 vagas oficial médico, para o Quadro Médico da Polícia Militar.

A comissão organizadora já está formada, sendo assim, os próximos tramites serão a elaboração do projeto básico do edital, a escolha e contratação da banca organizadora. No total, é previsto que a PM RN realize duas seleções.

A primeiro seleção deve contar com vagas para 2º Tenente no quadro de Oficiais e de apoio à Saúde. Neste caso, a comissão foi formada em novembro de 2020 e já trabalha no edital.

Vale ressaltar que, foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o Projeto de Lei (PL) n°134/2021, que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022, com previsão de novo concurso PM RN.

De acordo com a Assembleia, entre as metas e prioridades para 2022 está a realização do concurso público, com o objetivo de recompor e ampliar o efetivo da Polícia Militar.

O concurso estava previsto para ser publicado em junho deste ano, mas, pode ocorrer em 2022.

Comissão formada – Saúde

A comissão de acompanhamento das atividades do concurso PM RN, da Polícia Militar, para os quadros de pessoal da Diretoria de Saúde da instituição, sofreu alteração.

De acordo com o documento, serão ofertadas vagas para os cargos de 2º Tenente e Cabo cargo de 2° Tenente, visando a recomposição de ao menos 50% do efetivo de servidores da área da Saúde, o que resulta em 90 vagas para Oficial da Saúde e 125 para Praças do Quadro de Praças da Saúde da PM RN.

Comissão para o Quadro de Oficiais

Foi publicado no Diário Oficial do Rio Grande do Norte  , na última sexta-feira, 14, a comissão organizadora que ficará responsável pelo edital de 2º Tenente do quadro de Oficiais, do concurso PM RN.

Confira a seguir os nomes dos membros que formam a comissão:

  • Cel QOPM Zacarias Figueiredo de Mendonça Neto (presidente);
  • Cel QOPM Enos Fernandes de Souza (vice-presidente);
  • Ten Cel QOPM Wanderlei Galdino Soares (membro);
  • Ten Cel QOPM Ana Helena Garcia de Araújo Bezerra (membro);
  • Major QOPM Leyla Macedo Nicácio Silva (membro);
  • Major QOPM Antoniel Jorge dos Santos Moreira (membro);
  • Major QOPM Robson Medeiros Teixeira (membro);
  • Ten Cel QOPM Davi Alves Cavalcanti (membro);
  • Ten Cel QOPM Eduardo Franco Correia Cruz (membro);
  • Cap QOPM Cleiton da Silva Ramalho (membro);
  • Cap QOPM Amâncio dos Santos Souza (membro); e
  • Cap QOPM Gustavo Henrique Lins Barreto (membro).

 

Nova lei garante igualdade de acesso às vagas

A busca pela igualdade de gênero também está presente nos concursos públicos! Foi sancionada a Lei Complementar Nº 683, que assegura a igualdade de acesso às vagas, entre homens e mulheres para o próximo concurso PM RN.

A lei foi sancionada pela governadora do Rio Grande do Norte  , Fátima Bezerra e teve texto publicado na última quarta-feira, 28, no Diário Oficial do Estado.

O objetivo da Lei é reorganiza o efetivo da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, dando fim a diferenciação por sexo para ingresso nos quadros da instituição.

Sendo assim, a proposta foi enviada à Assembleia Legislativa pelo Governo do Estado e construída em parceria com autoridades estaduais de Segurança e a deputada Isolda Dantas.

“Essa lei representa, exatamente, o que a sociedade há muito tempo deseja e está em plena sintonia com as ações desta gestão, que defende a igualdade como um dos caminhos para construirmos uma sociedade melhor, onde homens e mulheres possam ocupar cargos públicos, por exemplo, sem distinção”, disse a governadora Fátima Bezerra.

Vale desatacar que, além disso, a governadora aproveitou para lembrar que o governo assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com o Ministério Público do Estado, se comprometendo em ampliar o número de mulheres a serem convocadas para os quadros funcionais da Polícia Militar.

Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, aponta que o Rio Grande do Norte possuía, em 2017, um total de 122 mulheres na corporação, o equivalente a 1,54% do efetivo da PM RN.

Já em 2021, após o ingresso de duas turmas de novos servidores em 2020, o efetivo feminino passou a ser de 4,9%, com 427 mulheres e 8.127 homens.

Para a deputada Isolda, a medida é uma grande conquista para a Polícia do RN, as mulheres e toda a sociedade potiguar, pois corrige essa desigualdade histórica, dando abertura para a igualdade de gênero e enfatizando a luta das mulheres.

“Essa desigualdade na Polícia Militar sempre foi um problema escancarado que hoje é resolvido com a aprovação desse projeto. Isso aqui é história, isso aqui é igualdade. Como teremos as Delegacias de Mulheres funcionando e a patrulha Maria da Penha sem policiais femininas? Esse é um grande avanço que, lógico, não resolve os problemas da PM, mas corrige uma distorção”, disse a Isolda.

Último concurso PM RN

O último concurso PM RN teve seu edital publicado no ano de 2018. Na ocasião, foram ofertadas 1.000 vagas destinadas para o cargo de Soldado. O edital chegou a ser republicado por conta de inconsistências encontradas no documento.

A principal era a necessidade de alteração da escolaridade do cargo, que exigiria o nível médio, mas passou a ser de nível superior.

De acordo com o novo acordo firmado com o Ministério Público do Rio Grande do Norte, foi ampliado o número de oportunidades a serem preenchidas com os candidatos aprovados nas duas turmas do curso de formação.

Para ingressar na carreira de Soldado do concurso PM RN, é necessário:

– Ter nível superior;
– Altura de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres;
– Idade entre 21 anos e 30 anos;
– Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B.

Depois de formado no curso de formação, o Soldado na classe inicial da carreira tem salário de R$ 2.904,00. Vale ressaltar, que esse valor é referente ao ano de publicação do edital, e pode ter sido reajustado.

No total, foram registradas 12.841 inscrições, mas cerca de 60% dos candidatos não compareceram na aplicação das provas objetivas.

As provas objetivas foram realizadas no mês de setembro de 2018, nos municípios de Natal, Mossoró e Caicó.

Os candidatos tiveram até 05 (cinco) horas para responder a 80 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte forma:

– Língua Portuguesa: 10 questões;
– Matemática e Raciocínio Lógico: 10 questões;
– Geografia do Brasil e do Rio Grande do Norte: 08 questões;
– Noções de Direito Constitucional: 05 questões;
– Noções de Direito Penal Militar: 10 questões;
– Noções de Direito Penal: 10 questões;
– Noções de Legislação Extravagante: 10 questões;
– Noções de Informática: 07 questões;
– Legislação Específica da Polícia Militar: 10 questões.

No mesmo dia da prova objetiva, também foi aplicada uma Redação Dissertativa. Para ter sido considerado aprovado, foi preciso obter 60% do total de pontos e 40% em cada disciplina.

As outras etapas avaliativas foram: exames de saúde (eliminatório), investigação social (eliminatório), exame de avaliação do condicionamento físico (eliminatório) e curso de formação (eliminatório e classificatório).

Histórico de Notícias

10/09/2021

Concurso PM RN: Idade mínima de 21 anos para Soldado, entenda!

Foi autorizado um novo concurso PM RN, com previsão para 2022. O quantitativo de vagas ainda está sendo estudado. Confira os requisitos para Soldado!

Continuar lendo
09/09/2021

Concurso PM RN: Edital para Soldados está confirmado, diz governadora!

Edital para concurso PM RN para contratação de Soldados está autorizado, de acordo com a governadora Fátima Bezerra. Saiba mais!

Continuar lendo
30/07/2021

Concurso PM RN: Nova lei garante igualdade de acesso às vagas!

O concurso PM RN terá em seu edital a nova legislação que assegura a igualdade de acesso às vagas para homens e mulheres. Saiba mais!

Continuar lendo
17/05/2021

Concurso PM RN: Quadro de Oficiais já tem comissão formada!

O concurso PM RN que conta com a oferta de 211 vagas teve sua comissão organizadora formada para o quadro de oficiais. Confira!

Continuar lendo
23/04/2021

Concurso PM RN: Banca organizadora para 211 vagas em breve!

Um novo concurso PM RN segue em pauta para preenchimento de vagas na área de saúde. A banca está sendo formada e o edital deve sair ainda em 2021.

Continuar lendo
20/06/2018

Concurso PM-RN: Novo edital sai até final de junho!

O concurso público da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PM-RN) está suspenso temporariamente. Mas em breve será retomado com a oferta de 1.000 vagas!

Continuar lendo
04/04/2018

Concurso PM RN: Edital deverá ser republicado em até 60 dias!

Concurso PM RN: Oferta de 1.000 vagas para Soldado (nível superior), com salário de R$ 2.904,00. Edital será republicado em até 60 dias!

Continuar lendo
26/01/2018

Concurso PM RN: Edital deverá ser republicado com alterações de requisitos, por determinação do MPRN!

Concurso PM RN: Por determinação do MPRN o edital deverá ser republicado com alterações de requisitos. As 1.000 serão para candidatos de nível superior!

Continuar lendo
24/02/2017

Edital do concurso PM RN sai em breve com vagas para nível médio

Concurso PM RN liberará edital em breve. Veja aqui mais informações de vagas, salários, exigências, carreiras, inscrições

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais