Compartilhar:

Concurso PM-SP 2018 Oficial: O que cai na prova?

Redator da Nova Concursos

icone calendario 20 ago 2018

Atenção concurseiros! Se aproxima cada vez mais o concurso PM-SP 2018 Oficial. As inscrições estarão abertas a partir das 10h do dia 27 de agosto até às 23h59min do dia 24 de setembro de 2018.

» Prepare-se com a Apostila PM-SP + Curso Português (GRÁTIS) «

As provas objetivas e discursivas serão realizadas no dia 18 de novembro de 2018 e a Nova Concursos te explica detalhadamente de como será a prova para ajudá-lo nesta etapa.

Para facilitar ainda mais a sua vida, temos o Resumão do Edital PM-SP Oficial, com todas as informações mais importantes de forma destrinchada e objetiva para você.

banner_portal-v2

O concurso contará com 270 vagas para o cargo de Oficial da PM-SP, com exigência de nível médio. Os candidatos precisam ter entre 17 e 30 anos de idade, altura mínima de 1,55m se for mulher e 1,60m se for homem.

Para realizar sua inscrição é preciso o candidato acessar o site da banca organizadora, Fundação Vunesp e pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 130,00.

Como será a prova do concurso PM-SP 2018 Oficial?

A avaliação dos candidatos será mediante Prova Objetiva e Prova Discursiva, aplicadas na data de 18 de novembro de 2018.

A prova objetiva será composta por 80 questões de múltipla escolha, nas seguintes disciplinas:

– Língua Portuguesa e Interpretação de Texto (28 questões);
– Matemática (10 questões);
– Língua Inglesa ou Espanhola (06 questões);
– História (08 questões);
– Geografia (08 questões);
– Filosofia (05 questões);
– Sociologia (05 questões);
– Noções de Administração Pública (05 questões);
– Noções Básicas de Informática (05 questões).

Uma boa oportunidade de aprofundar seus estudos e aproveitar ainda mais seu tempo é fazer um cronograma de estudos, levando em conta a quantidade de cada frente pela totalidade de questões, como mostrado a seguir:

pm-sp oficial

Outras etapas avaliativas serão compostas por:

– Prova Dissertativa;
– Exames de Aptidão Física;
– Exames de Saúde;
– Exames Psicológicos;
– Avaliação da Conduta Social;
– Análise de Documentos.

A Prova Dissertativa terá duração de 02 (duas) horas, composta de uma Redação na qual se espera que o candidato produza uma dissertação em prosa na norma-padrão da língua portuguesa, a partir da leitura de textos auxiliares, que servem como um referencial para ampliar os argumentos produzidos pelo próprio candidato. Ele deverá demonstrar domínio dos mecanismos de coesão e coerência textual, considerando a importância de apresentar um texto bem articulado.

Os Exames de Aptidão Física de caráter eliminatório, serão compostos além da aferição de altura, pelos seguintes testes:

– Teste de flexão e extensão de cotovelos, por meio do teste dinâmico de barra para homens;

– Apoio de frente sobre o solo, em decúbito ventral, apoiando os joelhos sobre o banco sueco, para mulheres;

– Resistência abdominal, em decúbito dorsal (tipo remador);

– Corrida de 50 (cinquenta) metros;

– Corrida de 12 (doze) minutos;

– Prova de habilidade específica, composta por uma prova de natação.

Os Exames de Saúde, de caráter eliminatório, serão realizados por Junta Médica do Centro Médico da Polícia Militar. O candidato após preencher um questionário sobre sua saúde, será submetido a exames médicos, odontológicos e toxicológicos, compostos da seguinte maneira:

– Exame Clínico Geral: será avaliado peso, altura, relação peso-altura através do Índice de Massa Corpórea (IMC). Para o candidato ser aprovado, o IMC deverá estar entre 18 e 25;

– Exame Oftalmológico: será observada a Escala de SNELLEN na acuidade visual;

– Exame Otorrinolaringológico: serão considerados inaptos os candidatos que apresentarem alguma deformidade que impossibilita a execução do cargo;

– Exame Odontológico: ser portador de no mínimo 20 (vinte) dentes naturais ou artificiais.

– Exame Toxicológico: poderá ser realizado ou repetido a qualquer tempo, enquanto perdurar o concurso público.

Os Exames Psicológicos, de caráter eliminatório, serão realizados pelo Órgão de Pessoal da Polícia Militar e terão a finalidade de avaliar se o candidato apresenta características cognitivas e de personalidade favoráveis para o desempenho adequado das atividades inerentes ao cargo público pretendido, de acordo com os parâmetros do perfil psicológico estabelecido para o cargo em vigor na Polícia Militar do Estado de São Paulo.

A Avaliação da Conduta Social tem por finalidade averiguar a vida pregressa e atual do candidato, em seus aspectos social, moral, profissional e escolar, impedindo que pessoa que não apresente boa conduta social, reputação e idoneidade ilibadas ingresse na Instituição.

A Análise de Documentos de caráter eliminatório, o candidato deverá fazer a entrega dos documentos necessários com uma cópia simples e legível, que são:

♦ Cédula de Identidade (RG) ou Registro de Identidade Civil (RIC), Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), Título de Eleitor, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Certidão ou Diploma de Conclusão do Ensino Médio, Histórico Escolar do Ensino Médio, Certidão emitida pela Justiça Eleitoral, Documento Militar, Cópia da Última Declaração de Imposto de Renda.

A Nova Concursos tem ajudado há mais de 10 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

» Prepare-se com a Apostila PM-SP + Curso Português (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso PM SP Oficial CFO: 190 vagas ofertadas!

Ganhe 5% de desconto na primeira compra!

Acompanhe nossas

redes sociais