Pesquisar no blog

Concurso PM TO: Governador confirma edital com 1.000 vagas!

icone calendario 12 dez 2019

De acordo com o governador, Mauro Carlesse, o edital do concurso PM TO (Polícia Militar do Tocantins ) irá ofertar 1.000 vagas para o cargo de Soldado.

Edital do concurso PM TO

Após ter sido confirmado pela Polícia Militar do Tocantins, agora foi a vez do governador do Estado, Mauro Carlesse, afirmar que será realizado um novo concurso PM TO com 1.000 vagas, destinado para o cargo de Soldado.

A fala do chefe de Estado foi registrada pelo portal de notícias do Governo do Tocantins, após ele ter participado da passagem do comando do 1° Batalhão da Polícia Militar (BPM), em Palmas/TO.

Foi destacado pelo governador, os resultados que foram alcançados com o esforço discal, além das medidas adotadas desde o início de sua gestão para equalizar as contas públicas. Ele ponderou ainda sobre o fortalecimento da Polícia Militar e que dará o seu empenho para a realização do próximo certame.

“Nossa polícia agora uma polícia muito mais forte, cada vez mais firme e decidida. Agradeço à Polícia Militar pela confiança, dedicação e por tudo que têm feito. Vamos a cada dia melhorar mais, para dar as condições necessárias aos policiais militares, civis, aos bombeiros e todos que fazem parte da segurança que cuida do nosso Estado. O Governo sempre procura melhorar, dar condições, estruturação e, se Deus quiser, vamos fazer esse concurso que vai trazer mais mil policiais militares. Ainda é pouco, mas é o início de uma mudança muito grande”, informou o governador.

Além do governador do Tocantins, também estiveram presentes na solenidade algumas autoridades civis e militares. A passagem aconteceu no pátio da unidade, que fica localizada na Quadra 303 Sul.

Concurso PM TO terá vagas para os Bombeiros

Uma novidade que está confirmada pelo governador do Tocantins, foi a oferta de vagas para o Corpo de Bombeiros. Das 1.000 vagas previstas, serão 100 vagas reservadas para a corporação.

O novo concurso PM TO foi anunciado pela própria Polícia Militar em uma nota oficial, no fim do mês de outubro. Um novo certame já era aguardado e vinha sendo especulado, após o último edital ter sido anulado.

O cargo de Soldado tem como exigência, que o candidato possua o nível médio de escolaridade completo, além de ter idade entre 18 e 30 anos e altura mínima de 1,63m para o sexo masculino e 1,60m para o sexo feminino.

Foi informado pela PM, que inicialmente o certame foi confirmado pelo comandante geral, coronel Jaizon Veras Barbosa, em solenidade comemorativa dos 30 anos da Polícia Militar na Assembleia Legislativa.

Mediante a confirmação do concurso, fica a expectativa para que a corporação inicie os próximos preparativos. É estimado que a escolha da banca organizadora, deverá ser feita ainda no primeiro semestre de 2020 e que a estrutura do concurso anterior que não foi concluído seja mantida.

Quanto ao procedimento de devolução das taxas pagas pelos candidatos no concurso alunado, a Polícia Militar do Tocantins informou anteriormente que estava em tratativas, inclusive judiciais, para que o valor seja devolvido.

Déficit de 4 mil policiais na corporação

Embora tenha a confirmação da Polícia Militar e o Governo do Estado do Tocantins, que o próximo concurso irá ofertar 1.000 vagas, ao que indica esse quantitativo ainda não será suficiente para sanar o déficit da corporação.

Alguns dias após o pronunciamento da PM, o deputado estadual Prof. Júnior Geo (Pros) solicitou agilidade no processo. Ele comentou na tribuna da Assembleia do Tocantins, sobre o quadro de pessoal da Polícia Militar e suas necessidades.

De acordo com o deputado, o déficit da corporação vai continuar, pois o número supera 4.000 policiais. Dessa maneira, abre a possibilidade para que seja formado um cadastro de reserva e sejam convocados além do previsto inicialmente em edital.

“Temos a indicação de um concurso para mil vagas, quando, na verdade, a necessidade supera 4 mil. Temos um concurso para mil vagas, quando nós temos mais de 50 municípios do estado sem um policial sequer. O aumento do efetivo da Polícia Militar é uma necessidade imediata para que a sociedade possa ser prestigiada com segurança pública”, salientou o deputado estadual.

Saiba mais sobre o Concurso PM TO: Comissão formada. 650 vagas para Soldado e Oficial!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais