Pesquisar no blog

Concurso PMMG: Comandante deseja seleções regulares. Veja detalhes!

icone calendario 07 jul 2022

Novidades para os concurseiros! É possível que novas seleções para a corporação aconteçam regularmente, de acordo com o coronel Rodrigo Sousa. Ademais, é provável que ocorram em breve convocações de aprovados no último concurso PMMG.

Sendo assim, o coronel da Polícia Militar de Minas Gerais comentou, durante sessão na Assembleia Legislativa do estado, que existe o desejo que de novos concursos PMMG aconteçam regularmente para a corporação. Ademais, vale recordar que o último concurso ocorreu no ano passado.

Além disso, na sessão o coronel também comentou acerca da possibilidade de convocação de mais aprovados no último concurso público para o curso de formação, que iniciará em agosto.

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Concurso PMMG: seleções regulares

Portanto, durante a sessão realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o coronel Rodrigo Sousa Rodrigues anunciou que é desejado que concursos PMMG sejam realizados regularmente.

Com isso, os concurseiros podem esperar que novas oportunidades sejam ofertadas com maior frequência, visto que também já estão ocorrendo reuniões com o governador para que as vagas entre 2023 e 2026 sejam ampliadas e definidas.

É igualmente importante destacar que durante a sessão Rodrigues também comentou que o que se espera é que sejam convocados 392 aprovados no último concurso para o curso de formação, que começará no mês de agosto.

Último concurso PMMG

Sendo assim, é essencial recordar que o último concurso da Polícia Militar de Minas Gerais aconteceu em 2021 com a oferta de 1.653 oportunidades para o cargo de Soldado.

Além disso, a carreira exigiu dos concurseiros o nível superior de escolaridade em qualquer área, além de idade entre 18 e 30 anos e altura mínima de 1,60m.

Ademais, durante o Curso de Formação os aprovados contam com salários no valor de R$ 3.962,23, além de abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica.

Por outro lado, após a finalização do curso, os ganhos passam a ser de R$ 4.600,00 para as jornadas de trabalho de 40 horas semanais.

Como foram as provas do último concurso?

Por fim, também é importante lembrar que os inscritos no último concurso PMMG foram avaliados por meio de prova objetiva, avaliações psicológicas e avaliação física militar.

Ademais, para a prova objetiva, realizada no dia 15 de agosto de 2021, os concurseiros responderam a 40 questões de múltipla escolha acerca das disciplinas a seguir:

  • Língua Portuguesa – 10 questões
  • Direito Penal – 06 questões
  • Direito Constitucional – 06 questões
  • Estatística – 04 questões
  • Direito Penal Militar – 06 questões
  • Direitos Humanos – 04 questões
  • Legislação Extravagante – 04 questões

Por outro lado, para a avaliação psicológica os inscritos na seleção passaram por 3 testes, sendo eles:

  • teste de personalidade;
  • teste de inteligência; e
  • dinâmica de grupo, prova situacional ou anamnese psicológica.

Além disso, a avaliação física militar consistiu em avaliação médica e teste de capacitação física. Portanto, para este último, os candidatos foram submetidos aos exercícios abaixo:

  • Força de resistência abdominal (abdominal tipo remador);
  • Força de resistência de braços na barra fixa (flexão estática e dinâmica na barra fixa);
  • Resistência cardiorrespiratória (corrida de 2.400 metros).

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso PM MG: Edital publicado com 1.653 vagas para Soldado!
Acompanhe nossas

redes sociais