Concurso Polícia Científica PA: Terá 246 vagas! Conheça os cargos!

Iago Almeida

icone calendario 07 ago 2023

Atenção concurseiros! Um novo edital para o concurso Polícia Científica PA  está previsto para este segundo semestre de 2023. Serão 246 vagas; conheça os cargos!

Concurso Polícia Científica PA: quando sai o edital?

Portanto, o governo do Pará revelou os cargos que serão ofertados no próximo concurso público da Polícia Científica do estado.

Lembrando que o edital está previsto para este segundo semestre de 2023 e ofertará um total de 246 vagas.

Os cargos, então, serão de Perito Criminal, Médico-Legista e Odontolegista. Além da sede em Belém, haverá lotação nas coordenadorias de Altamira, Castanhal, Marabá e Santarém.

Além disso, as informações acima são do diretor-geral da corporação, perito criminal Celso Mascarenhas.

“Tratamos com a Seplad sobre a necessidade de um novo concurso, com objetivo de aumentar o nosso efetivo para todas as nossas unidades da Polícia Científica. A confirmação para o preenchimento das 246 vagas, entre os cargos de perito criminal, médico-legista e odontolegistas, mostra a boa disposição do Governo em atender essa demanda”, afirmou ele.

Antes disso, a secretária de Planejamento e Gestão, Hana Ghassan, já havia confirmado a seleção. “Sim, já iniciamos o planejamento deste concurso”, disse ela.

Requisitos dos cargos

  • Perito médico-legista: diploma do curso de graduação de nível superior em Medicina, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação;
  • Perito criminal: diploma do curso de graduação de nível superior em área específica (a depender da função), expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação; e
  • Perito odontolegista: diploma do curso de graduação de nível superior em Odontologia, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.

Atribuições

  • Perito Médico-Legista
    • Realizar atividades envolvendo a execução especializada de trabalhos relacionados à perícia para fins jurídico-legais tais como necrópsias, exames clínicos, de laboratório, radiológico e outros, visando à elucidação de crimes, mortes não-naturais, acidentes, lesões corporais, complementar de sanidade física e outros exames provenientes de solicitação forense.
  • Odontolegista
    • Desempenhar atividades de nível superior envolvendo a orientação e a realização de exames odonto-periciais em vítimas de morte recente, exames anatomopatológicos, exames relativos à lesão corporal, estimativa de idade, identificação odontológica, exames em ossadas e nas diversas perícias comuns ou não específicas da área da criminalística, emitindo pareceres e executando outras atividades correlatas à sua área de atuação, de acordo com a sua formação profissional.
  • Perito Criminal
    • Execução especializada de trabalhos relacionados à perícia para fins jurídico-legais voltadas a auditorias nos recursos financeiros, materiais, humanos e mercadológicos, nas áreas de administração financeira, de material, mercadológica, de produção, comércio exterior e hospitalar, dentre outras.

E os salários?

Sendo assim, no último concurso, que aconteceu em 2019, os ganhos iniciais tinham valores de R$ 5.210,05 para Auxiliar e R$ 8.482,04 para Peritos. Os de Odontolegista ainda não estão revelados.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Científica PA: Banca deve ser definida em breve!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais