Concurso Polícia Federal: Fenapef diz que banca será definida até outubro!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 17 set 2020

O presidente da Fenapef, Luís Boudens, afirmou que o concurso Polícia Federal irá seguir o cronograma e há forte previsão que a banca organizadora seja escolhida até outubro.

Banca organizadora do concurso Polícia Federal

Em entrevista concedida, o presidente da Fenapef, Luís Boudens, afirmou que existe uma grande expectativa de que o concurso Polícia Federal siga o cronograma. Dessa maneira, Boudens afirmou que há forte previsão da banca organizadora ser escolhida no mês de outubro e o edital divulgado ainda em 2020.

Além disso, o presidente da Fenapef relatou informações positivas sobre o certame para o quadro Administrativo, na carreira de Agente Administrativo, afirmando que poderá ocorrer uma seleção para a função.

Quer Receber Todas as Novidades da PF?

Receba em seu e-mail todas as movimentações do Concurso da PF

Também foi comentado por Luís Boudens, sobre o cronograma vazado no início do ano. No calendário, a previsão era que a assinatura com o contrato com a banca organizadora acontecesse no mês de novembro de 2020.

“O calendário tem grande chance de ser cumprido. Expectativa nossa que até final de outubro a banca esteja escolhida. A intenção é lançar o edital ainda este ano”, informou o presidente da Fenapef.

Além disso, confirmou que as provas devem ser aplicadas no mês de abril de 2021. “A não ser, claro, aconteça alguma situação adversa. Mas a princípio é o que o calendário traz”, relatou Boudens.

De acordo com o presidente da Fenapef, o anúncio do presidente Bolsonaro sobre a autorização do concurso Polícia Federal foi de extrema importância, pois já adianta diversas etapas.

“Quando o próprio presidente anunciou, nos trouxe um conforto e um alívio muito grande”, disse Boudens. Além disso, Luís confirmou que o anúncio das 2.000 vagas vai de acordo com o que já esperavam.

Apesar de não cobrir o deficit de policiais, o presidente da Fenapef declarou que a quantidade de vagas e a autorização do certame encontra o desejo da Polícia Federal de concursos constantes.

“Sabemos que é um concurso demorado, então não podemos ter um lapso temporal muito grande entre um e o outro”, salientou Luís Boudens.

Outro ponto levantado por Boudens, foram as discussões internamente em andamento sobre a proporção e distribuição interna entre os cargos, além de projetos em andamento que modificam a carreira dentro da Polícia Federal.

Um destes projetos prevê a simplificação dos cargos, reunindo Agente, Escrivão e Papiloscopista em uma carreira única. “Mas nenhum desses temas será preponderante para o atraso desse calendário”, assegurou o presidente da Fenapef.

Nova-PF

Concurso Polícia Federal para Agente Administrativo

“Se depender de nós, vamos anunciar um grande concurso para o quadro administrativo”, informou positivamente Luís Boudens.

Segundo o relato do presidente da Fenapef, é preciso a reposição dos cargos administrativos tanto nível médio quanto nível superior. Ele afirmou que, se for o desejo da federação, a seleção irá ocorrer.

Inclusive, Boudens mandou uma mensagem a quem tem interesse na carreira de que “pode ter as expectativas altas”.

“O concurso para carreira Administrativa é mais rápido e propicia realizar uma seleção ainda este ano”, declarou. Porém, o que é necessário é forçar a Direção-Geral para incluir as vagas, pensando também em instaurar uma valorização da carreira.

A valorização da área Administrativa é importante porque, conforme relatos de Boudens, do último certame para área Administrativa, houve uma taxa de evasão maior de 75%.

De acordo com o presidente da Fenapef, a área de Apoio é uma atividade “peculiar” e por muito tempo foi desvalorizada e esquecida.

“Queremos muito que haja uma grande recomposição. A Fenapef já solicitou 5 mil vagas para recomposição”, disse Boudens. Inclusive, a proporção ideal é de 1 Agente Federal para 4 ou 5 Agentes Administrativos.

“Nós vamos precisar de um empenho maior para que esse quadro seja valorizado. Para que a gente não tenha um esforço para realizar um concurso para ter uma taxa de evasão de mais de 75%”, declarou o presidente da Fenapef.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Federal 2020: Edital irá ofertar 2 mil vagas na área Policial!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais