Pesquisar no blog

Concurso Polícia Federal: Presidente quer fazer novas seleções, destaca Flávio Dino!

Iago Almeida

icone calendario 09 fev 2023

Atenção, concurseiros! Um novo concurso PF  (Polícia Federal) que já estava sendo estudado para 2023, ganhou força e pode sair no decorrer do ano. A informação é do ministro da Justiça. Entenda!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui  e saiba mais!

Concurso Polícia Federal: novas seleções em pauta?

Sim! Apesar da validade do último concurso da Polícia Federal, que deve ser prorrogada, uma nova seleção deve surgir neste ano de 2023.

Isso porque o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, citou que o presidente Lula está querendo novos editais na corporação.

Assim, a informação foi confirmada em entrevista ao UOL nesta quarta-feira, 8 de fevereiro.

“A posição do Ministério da Justiça é da prorrogação da validade do concurso existente e o presidente Lula já enfatizou que quer fazer novos concursos para a Polícia Federal”, disse ele.

O ministro continuou, informando que não tinha mais nada para anunciar sobre o assunto, uma vez que há apenas um mês de governo.

Mas, ele chegou a dizer ainda que “os dois temas estão a sério na nossa pauta e vamos avançar”.

Vale destacar que o tema relacionado é referente ao reajuste de salário dos servidores da área de Segurança Federal. 

“Tenho conversado dentro do governo, enfatizando a necessidade de nós abrirmos esse diálogo com as instituições representativas das classes, e aí eu me refiro as policias da União e também a Polícia do DF. (…) esse tema está na pauta e haverá uma solução quando no ponto de vista fiscal for possível”, citou.

Validade do último concurso

Então, o último concurso da Polícia Federal já está homologado e poderá agora ter sua validade prorrogada, no máximo até setembro de 2023.   

Vale destacar que na última seleção foram ofertadas 1.500 vagas, com exigência de nível superior, para vários cargos.

Ademais, as remunerações iniciais foram de R$ 12.980,50 para Agente, Escrivão e Papiloscopista e de R$ 24.150,74 para Delegado.

Criação da Guarda Nacional também é mencionada pelo Ministro

Ainda em sua entrevista, o ministro Flávio Dino voltou a falar sobre a criação da Guarda Nacional, o que é esperado ainda para 2023. 

“Há a proposta da Guarda Nacional, que eu espero que o Congresso aprove ao longo deste ano, porque também seria uma oportunidade de trabalho para aprimorar a segurança pública”, disse o ministro.

Assim, caso a guarda seja criada, o provimento de vagas será por meio de concursos públicos. Entretanto, os requisitos e salários ainda não estão finalizados.

Em janeiro, o ministro havia informado que a PEC seria enviada ao Congresso Nacional.

De acordo com o Governo Federal, o objetivo é que os contratados para a corporação protejam os prédios públicos federais em Brasília, capital do país.

Além disso, devem também atuar em operações especiais em terras indígenas, área de fronteira, unidades de conservação e apoio à segurança dos estados.

Ainda segundo a proposta, a defesa das áreas sob jurisdição da União deve passar para atribuição da Guarda Nacional.

São locais como a Esplanada dos Ministérios, Praça dos Três Poderes e residências oficiais.

Entretanto, a bancada do Distrito Federal, de um modo geral, está se movimentando para barrar essa proposta de criação.

“Sou totalmente contra a criação da Guarda Nacional, totalmente contra criar mais órgão, criar mais cabide de emprego. É mais despesa pro contribuinte. Aqui no Distrito Federal não é necessário. Tem aqui o Batalhão da Guarda Presidencial, tem a Força Nacional, tem o Batalhão Rio Branco, que pode cuidar das embaixadas, tem o Sexto Batalhão da Polícia Militar, que pode cuidar da Esplanada. Então não é necessário”, citou o senador Izalci Lucas, do PSDB do Distrito Federal.

“A Guarda Nacional para cuidar das fronteiras também não é necessária. Tem a Polícia Federal, tem o Exército”, completou ele.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Federal: 734 vagas solicitadas para área administrativa!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais