Pesquisar no blog

Concurso Polícia Penal CE: Novo edital deverá ser solicitado em 2023!

icone calendario 26 jan 2022

Atenção concurseiros! Um novo concurso Polícia Penal CE deverá ser solicitado apenas em 2023. Os estudos seguem em andamento, segundo o secretário de Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque.

Concurso Polícia Penal CE: por que somente em 2023?

Os concurseiros estavam ansiosos para publicação do concurso da Polícia Penal do Estado do Ceará .

Entretanto, o edital deverá ser solicitado apenas para o próximo ano, ou seja, em 2023.

Isso porque o secretário de Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, afirmou que os estudos ainda estão em andamento.

“Nós estamos fazendo alguns estudos, estão em análise, estamos pretendendo solicitar para o governador por volta do ano de 2023”, confirmou ele.

Sendo assim, o ano de 2022 deve ser totalmente reservado para a conclusão desses estudos, para que depois o edital saia.

Além disso, entre as previsões de concursos públicos para o estado do Ceará em 2022, informadas pelo governador Camilo Santana, não há nenhuma menção de seleção para a Polícia Penal.

PEC aprovada favorece o concurso

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que criou a carreira de Policial Penal no Estado do Ceará foi publicada e aprovada.

Assim, a realização de um novo concurso começou a ser cogitada desde meados de 2020, o que não aconteceu até agora.

Talvez o atraso se dê pela pandemia da Covid-19. Além disso, o quantitativo de vagas para esta seleção ainda não foi definido.

“A Polícia Penal de natureza permanente, com função indelegável de Estado, vinculada ao órgão administrador do sistema penal da unidade federativa a que pertencem, cabe a segurança dos estabelecimentos penais”, disse o documento de aprovação

Vale destacar ainda que a PEC foi aprovada no dia 13 de janeiro de 2020, durante uma sessão realizada com 41 deputados.

Líder do governo na Casa, Augusta Brito pontuou que a proposta é uma demanda histórica, sendo um ganho para os profissionais.

Isso porque agora se tornará realidade, após ter sido amplamente discutida pela categoria durante muito tempo.

De acordo com o secretário de Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, a mudança beneficia 3.700 Agentes, que se tornarão agora Policias Penais.

“A normatização chega para regulamentar as ações práticas que os policiais penais do Ceará realizam com muito empenho. Além disso, a PEC gera uma aposentadoria justa e um respaldo mais forte na segurança pessoal e institucional para o trabalho dos agentes”, disse o secretário.

Ademais, o projeto criou ainda o dia do Policial Penal no estado, que será comemorado no dia 3 de agosto.

Sendo assim, ele substituirá o antigo projeto do ex-deputado Artur Bruno, que comemorava o dia do Agente Penitenciário, uma vez que houve a mudança na carreira.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Penal CE: Edital em 2023!
Acompanhe nossas

redes sociais