Pesquisar no blog

Concurso Polícia Penal DF: Edital até abril, informa órgão!

Iago Almeida

icone calendario 27 jan 2022

Boa notícia concurseiros! O concurso Polícia Penal DF terá edital publicado até abril. Aguardado desde 2018, o certame deverá ofertar 1.179 vagas, que estão autorizadas. Salários chegam a R$ 4.745!

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova  . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Concurso Polícia Penal DF: edital cada vez mais perto

O edital do concurso da Polícia Penal do Distrito Federal será publicado até o mês de abril, segundo informou o próprio órgão.

Inicialmente, o documento estava previsto para sair em 2021, mas deverá ser publicado nos próximos 60 e 90 dias.

Vale destacar que a nova previsão foi dada pelo Sindicato dos Policiais Penais do Distrito Federal (Sindpol DF).

Portanto, a fala foi na última quarta-feira (26), em resposta a seguidores de suas redes sociais.

“Concurseiros, garantiram a publicação do edital do concurso para Polícia Penal entre 60 e 90 dias”, disse a categoria.

A comissão organizadora está montada e trabalhando nos trâmites da seleção desde o mês de fevereiro de 2021. Assim, a banca deve sair em breve!

Ao todo são 1.179 vagas autorizadas no concurso Polícia Penal DF

A Polícia Penal do Distrito Federal tem autorização para preenchimento de 1.179 vagas no cargo de Agente de Execução Penal.

Ademais, futuramente o cargo passará a ser de Policial Penal, ou seja, uma mudança está sendo estudada.

Portanto, do total de vagas, 400 serão imediatas e 779 para formação de cadastro de reserva.

Além disso, o cargo tem o nível superior em qualquer área como requisito e conta com uma remuneração inicial de R$ 4.745. 

Fora os salários, os contratados ainda terão direito a benefícios, como auxílio-alimentação, gratificações por habilitação em atividades penitenciárias e adicionais por tempo de serviço e insalubridade.

“O número total de vagas na carreira são 3 mil. Hoje, temos preenchidos um pouco acima de 50%. A luta do sindicato é que chamem, com urgência, os 1.179 o mais rápido possível, dada a carência de efetivo no sistema penitenciário do DF”, disse o sindicato.

Aguardado desde 2018

O concurso vem sendo aguardado desde 2018, quando a criação de 1,4 mil cargos foi aprovada.

Sendo assim, até julho de 2018 só poderiam ser preenchidas 1,6 mil vagas de Agentes Penais. Entretanto, com a criação dos postos, agora é possível contratar até 3 mil.

Ademais, a Assessoria de Imprensa do órgão afirmou que a expectativa é que todos estes postos sejam preenchidos por meio da nova seleção. 

Ainda, o governo acredita que assim conseguirá atingir uma média de 5,1 internos por Agente, valor este que se aproxima do número recomendado pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNMP),que é de um Agente para 5 presos.

Ainda de acordo com a Assessoria, em 2020 o Distrito Federal contava com 1.998 servidores entre Agentes de Execução Penal, Agentes Policiais de Custódia, Delegados de Polícia e Funcionários Administrativos.

Assinatura completa Nova: conheça a assintura completa com o melhor custo-benefício do mercado
Saiba mais sobre o Concurso Agepen DF: Edital conta com mais de 1 mil vagas previstas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais