Pesquisar no blog

Concurso Polícia Penal MG tem edital iminente!

icone calendario 16 abr 2021

Secretário de Segurança de Minas Gerais confirmou durante entrevista que o concurso Polícia Penal MG deve sair o mais rápido possível.

A Secretaria de Segurança de Minas Gerais (SEJUSP MG) confirmou o novo concurso Polícia Penal MG irá ofertar 2.420 vagas no cargo de Policial Penal (Agente Penitenciário), com exigência apenas de nível médio de formação.

Edital do concurso Polícia Penal MG pode ser publicado em breve

O concurso Polícia Penal MG conta com mais de 2,4 mil vagas, e a expectativa é que a seleção seja aberta ainda neste semestre. Na última segunda-feira, 29, o secretário de Segurança de Minas Gerais, Rogério Greco, confirmou que os trâmites avançam para que isso aconteça o mais rápido possível.

A confirmação foi passada durante entrevista transmitida ao vivo ao Jornal Hoje em Dia. De acordo com ele, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública está agilizando ao máximo os preparativos para o edital.

“Desde que eu cheguei a gente tem uma previsão de (contratar), pelo menos, 2.400 policiais penais.(…) A gente já está agilizando ao máximo para que esse concurso aconteça o mais rápido possível. É interesse nosso, é interesse da Administração que esse concurso aconteça logo.”

O secretário de Segurança ainda esclareceu que a máquina administrativa exige uma série de processos burocráticos para que a seleção seja realizada com segurança e dentro da lei. Por isso levam alguns meses até a efetiva abertura de um edital.

Além do concurso PP MG , Rogério Greco também confirmou que os outros dois concursos da Sejusp MG, para Auxiliar Educacional e Agente Socioeducativo, também devem sair ainda este ano.

O que falta para a publicação do edital do concurso Polícia Penal MG ?

O concurso Polícia Penal MG é esperado desde 2019. Entretanto, a data de abertura e banca organizadora são informações que ainda não foram definidas pelo governo estadual.

Em 2020, o então secretário de Segurança, general Mario Araujo, chegou a dizer que os preparativos estavam bem avançados. Dessa maneira, a expectativa é que a previsão do novo secretário se mantenha e o edital realmente saia este semestre.

Além disso, a Sejusp já tem um cronograma interno de planejamento para a divulgação, mas ele não foi divulgado. 

A pasta não confirmou à imprensa se o processo licitatório para escolha da banca foi iniciado. No entanto, tendo em vista que a comissão foi formada há mais de sete meses, é provável  que uma instituição seja escolhida e divulgada em breve.

Assim que o nome da banca for divulgado e que o contrato da instituição for formalizado, deverá levar mais algumas semanas até a publicação do edital.

Vale ressaltar que alguns dos passos mais importantes rumo ao concurso Polícia Penal MG já foram dados: a autorização, que confirma a realização do concurso, e formação da comissão, que é responsável por todos os preparativos.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Penal MG (Agepen MG): Edital publicado com 2.420 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais