Concurso Polícia Penal GO: Quando será publicado o próximo edital?

Iago Almeida

icone calendario 15 ago 2023

Aguardando desde o começo do ano, o edital do concurso Polícia Penal GO pode sair ainda em 2023. Mas, ainda é esperada autorização; entenda! São 726 cargos vagos na corporação!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Quando sai o edital do concurso Polícia Penal GO?

Ainda não se há informações concretas de que o concurso da Polícia Penal de Goiás será publicado ainda em 2023. Ele é esperado, mas, nada é certo!

De acordo com uma entrevista cedida pelo diretor-geral da Polícia Penal de Goiás, Josimar Pires, 726 cargos estão vagos na corporação.

Com isso, o edital é mais que aguardado. Além disso, ele disse esperar que este seja o número de vagas imediatas ofertadas no próximo edital.

Josimar lembrou que a instituição possui cerca de 1.900 policiais penais de carreira e 1.600 cargos temporários (Vigilantes Penitenciários Temporários).

Depois, ele citou que a intenção é que o edital destine até 20% das vagas para candidatas do sexo feminino. Lembrando que, atualmente, a reserva é de 10%.

Posteriormente, ele informou que segue acreditando que o edital possa estar publicado ainda em 2023, mas é preciso aguardar os trâmites necessários.

“Nosso objetivo é que tenhamos, ainda nesse ano, o edital da Polícia Penal”, afirmou o dirigente.

Concurso Polícia Penal GO tem comissão formada!

Em 2022, foi formada uma comissão de planejamento, para elaborar o projeto básico do concurso e definir uma banca organizadora, responsável pela publicação do edital. 

De acordo com o diretor-geral, já foram iniciados os tramites para contratação da banca. A previsão é que o lançamento do edital aconteça ainda esse ano.

Agora, no dia 4 de agosto de 2023, uma decisão judicial estabeleceu o prazo de 30 dias para que o estado apresente um cronograma previsto para o certame. Este prazo termina em 1° de setembro.

Lembrando que no estado, a carga de trabalho de um Policial Penal é de escala de 24 horas (1 dia) de trabalho para 72 horas (3 dias) de descanso.

Como serão as etapas avaliativas do concurso?

O diretor-geral de Administração Penitenciária, Josimar Pires também trouxe detalhes acerca das etapas avaliativas do concurso .

Ele informou que o conteúdo programático das provas será parecido com as últimas edições do certame. O diferencial será a disciplina de Informática, que nesse concurso será essencial.

Além disso, o Teste de Aptidão Física (TAF) será mais exigente e semelhante as demais forças policiais.

O que precisa para participar do concurso?

Para participar do concurso, é necessário preencher os seguintes requisitos:

  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa, e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses;
  • Possuir nível superior de formação;
  • Ter idade mínima de 18 anos completos, na data da posse;
  • Possuir, em plena validade, carteira de identidade civil, de acordo com a legislação vigente;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e em pleno gozo dos direitos políticos;
  • Apresentar certificado de reservista ou de dispensa de incorporação, em caso de candidato do sexo masculino;
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições correspondentes ao cargo, mediante inspeção de Junta Médica Oficial do Estado de Goiás;
  • Apresentar prova de quitação com a Fazenda Pública;

Confira todos os detalhes do último edital, 👉🏽 clicando aqui!  

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Penal GO: Banca definida. Edital iminente com 1.600 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais