Pesquisar no blog

Concurso Polícia Penal MG: Edital em agosto, afirma secretário!

icone calendario 09 jul 2021

No último domingo, 4 de junho, o secretário de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais afirmou que o edital do concurso Polícia Penal MG sairá em agosto.

A informação foi dada por meio de uma transmissão ao vivo nas redes sociais e contava com a participação de Rogério Greco, o secretário, e Christian Vianna de Azevedo, o subsecretário de Inteligência e Integração.

De acordo com os servidores, o edital será lançado logo na primeira semana de agosto.

A homologação da banca organizadora, o Instituto Selecon, acontecerá nesta terça-feira, 6 de julho.

Com a assinatura do contrato, a banca e a Polícia Penal de Minas Gerais devem realizar a organização do cronograma do certame e da publicação do edital de abertura.

Azevedo disse que o concurso da Polícia Penal está muito próximo e que “no próximo dia 6, o edital do pregão será homologado. A partir daí, a gente tem outro trâmite interno e externo para a publicação do edital. O edital deve sair na primeira semana de agosto, em cerca de 30 dias.”

O subsecretário disse, ainda, que as provas objetivas e discursivas do certame devem ocorrer entre setembro e outubro, porém a finalização da seleção deve acontecer somente em 2022.

Polícia Penal MG tem dois processos licitatórios abertos

A Polícia Penal de Minas está com dois processos licitatórios em andamento. O primeiro é para a escolha da banca que ficará responsável pelas principais etapas do concurso.

Este processo já está sendo finalizado e a escolha do Instituto Selecon deve ser homologada nesta terça, dia 6.

O segundo processo está em trâmite para escolher a organização que será responsável pelo curso de formação dos aprovados nas seleções que serão abertas.

Neste segundo caso, a banca que apresentou as melhores propostas foi o Instituto AOCP. No entanto, no dia 14 de junho, a organização avisou que não conseguirá manter a proposta.

Por conta disso, o processo de escolha se reiniciou e a segunda melhor proposta foi convocada, porém esta também não aceitou o valor de referência.

A PP MG (Polícia Penal de Minas Gerais ), então, deu um prazo para as bancas se adaptarem aos valores, mas nenhuma das participantes da seleção demonstrou interesse.

Portanto, a escolha de um organizador para o curso de formação está parada e não se sabe ainda quando será retomada.

Concurso Polícia Penal MG: Panorama

O edital que está para ser lançado prevê a oferta de 2.420 vagas para o cargo de Policial Penal, o antigo Agente Penitenciário. As oportunidades serão divididas em 1.944 vagas para candidatos do sexo masculino e 476 vagas para candidatas do sexo feminino.

Ainda, haverá uma reserva de 242 vagas paras para candidatos portadores de deficiência.

Também na transmissão ao vivo, o subsecretário Azevedo afirmou que as vagas não serão definidas por localidade, porém somente 16 cidades de Minas Gerais terão aplicação dos exames.

O pré-requisito para concorrer à um cargo na corporação é ter o Ensino Médio completo e o salário para a carreira ofertada é de, aproximadamente, R$ 4,6 mil iniciais.

Os inscritos no certame serão avaliados em seis etapas:

  • Provas objetivas e redação;
  • Provas de aptidão psicológica e psicotécnica;
  • Exames médicos;
  • Provas de condicionamento físico e testes específicos;
  • Comprovação de idoneidade e conduta ilibada;
  • Curso de formação profissional.

Somente os candidatos que tiverem 60% do aproveitamento da Prova Objetiva terão sua Prova Discursiva corrigida.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Penal MG (Agepen MG): Edital publicado com 2.420 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais