Pesquisar no blog

Concurso Polícia Penal MG: Como são as questões da banca Selecon!

icone calendario 18 ago 2021

O edital do concurso Polícia Penal MG está publicado, e a banca organizadora é o Selecon. Confira mais informações sobre o certame e sobre a banca!

O edital da antiga Agepen MG trouxe a oferta de 2.420 vagas para o cargo de Policial Penal (Agente Penitenciário).

As oportunidades serão divididas em 1.944 vagas para candidatos do sexo masculino e 476 vagas para candidatas do sexo feminino.

Ainda, há uma reserva de 242 vagas paras para candidatos portadores de deficiência.

O pré-requisito para concorrer à um cargo na corporação é ter o Ensino Médio completo e o salário para a carreira ofertada é de, R$ 4,6 mil iniciais.

Concurso Polícia Penal MG: como serão as avaliações

A banca organizadora do certame da Polícia Penal de Minas Gerais é o Instituto Selecon e os inscritos serão avaliados em seis etapas:

  • Provas objetivas e redação;
  • Provas de aptidão psicológica e psicotécnica;
  • Exames médicos;
  • Provas de condicionamento físico e testes específicos;
  • Comprovação de idoneidade e conduta ilibada;
  • Curso de formação profissional.

A Prova Objetiva será composta por 60 questões sobre os assuntos:

  • Língua Portuguesa;
  • Informática Básica;
  • Noções de Direito;
  • Noções de Direitos Humanos;
  • Legislação Especial;
  • Raciocínio Lógico.

Os blocos de questões sobre Língua Portuguesa, Direitos Humanos e Legislação Especial terão peso 2, enquanto as outras matéria terão peso simples.

Somente os candidatos que tiverem 60% do aproveitamento da Prova Objetiva terão sua Prova Discursiva corrigida.

As quatro primeiras etapas serão responsabilidade do Instituto Selecon e as duas últimas ficarão sob a organização do Instituto AOCP.

A escolha do Selecon como banca organizadora dificultou um pouco a definição de um padrão de provas para a PP MG (Polícia Penal de Minas Gerais ), já que o Instituto tem pouco histórico de organizações semelhantes na área da segurança.

Este será o primeiro concurso para contratação de Policiais Penais, após a regularização da PP MG, antes conhecida como Agepen MG. O último certame, que contratou Agentes Penitenciários, ocorreu em 2018 sob a organização do IBFC.

É difícil afirmar se muitas mudanças nas provas serão percebidas pelos candidatos.

Saiba tudo sobre a banca Selecon?

A banca Selecon ainda é uma organizadora pouco conhecida. O que podemos dizer é que as questões de provas preparadas pelo Instituto não costumam ter um grau de dificuldade muito elevado.

Nas questões sobre Direito, a Selecon costuma cobrar a Letra da Lei, ou seja, é necessário conhecer exatamente o que determinada legislação diz. Não é comum que essa banca cobre jurisprudência ou súmula aplicadas, por exemplo.

Já nas questões de Língua Portuguesa, a organizadora foca bastante em interpretação textual, porém é importante estudar gramática também.

Como as referência sobre a banca são poucas, é interessante que o candidato procure organizadoras parecidas com a Selecon e refaça provas como forma de se preparar para o certame.

Instituto Selecon: Concurso Guarda de Niterói

Como mencionado acima, não é fácil afirmar como serão as avaliações aplicadas pelo Instituto Selecon devido à pouca referência de certames organizados pela empresa na área de segurança.

No entanto, um certame recente na área de Segurança que foi organizado pelo Selecon, foi o concurso da Guarda de Niterói.

É sempre importante que o candidato conheça a banca da seleção e já esteja esperto para possíveis pegadinhas e estilos de questões. Pensado nisso, disponibilizamos as provas e os gabaritos do certame da Guarda de Niterói.

Confira um caderno de Questão do certame da Guarda de Niterói e seu respectivo gabarito:

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Penal MG (Agepen MG): Edital publicado com 2.420 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais