Pesquisar no blog

Concurso Polícia Penal SP (SAP): Edital está cancelado? Entenda!

icone calendario 17 jul 2023

Urgente! O edital do concurso Polícia Penal SP (SAP), publicado na última sexta-feira, (14/07), foi cancelado pelo Secretário de Administração Penitenciária de São Paulo, Marcelo Streifinger. Entenda!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Por que o concurso Polícia Penal SP (SAP) foi cancelado?

De acordo com o comunicado publicado no DOESP, desta segunda-feira, (17/07), o cancelamento da abertura do certame se deu em virtude à apreciação pela Assembleia Legislativa de São Paulo ao Estatuto do Policial Penal Estadual. Veja o documento:

Acontece que em junho de 2022, foi promulgada a Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que criou a Polícia Penal de São Paulo, no entanto, a carreira ainda não foi regulamentada.

Por isso, o novo edital trouxe vagas para Agente de Segurança Penitenciária (antiga Polícia Penal).

Diante da apreciação do Estatuto dos Policiais Penais de São Paulo e regulamentação da carreira, a SAP decidiu cancelar o concurso e reabrir posteriormente, destinando as vagas já para a carreira de Policial Penal.

O que vai mudar com a regulamentação da carreira?

De acordo com o § 2º, Artigo 143-A da EC n 51/22, a Lei Orgânica e o Estatuto define as atribuições, funcionamento, direitos, deveres, vantagens e regime de trabalho da Polícia Penal.

Portanto, é possível ocorra algumas mudanças no edital. Por exemplo, o anteprojeto estabelece idade máxima de 35 anos para investidura no cargo, além de estatura de 1,60 m (homens) e 1,55 m (mulheres).

No edital cancelado, a idade máxima é de 74 anos e não existe estatura mínima definida.

É possível que a remuneração do servidor também sofra alterações. De acordo com o anteprojeto, a remuneração adotada poderá ser por meio de subsídio. 

Além disso, o Policial Penal poderá fazer jus a diversos benefícios, como a bonificação por resultados.

Para acessar o anteprojeto na íntegra, clique aqui!

Concurso Polícia Penal SP (SAP) oferta 1.100 vagas!

Conforme consta no edital, serão ofertadas 1.100 vagas para carreira de Agente de Segurança Penitenciária, sendo 1.050 vagas para candidatos do sexo masculino e 50 vagas para candidatas do sexo feminino. Veja a distribuição:

Sexo Masculino

  • Ampla Concorrência: 997 vagas
  • PCD: 53 vagas

Sexo Feminino

  • Ampla Concorrência: 47 vagas
  • PCD: 3 vagas

As vagas serão distribuídas entre as Unidades Prisionais pertencentes à Secretaria da Administração Penitenciária, de acordo com a necessidade da Administração.

Provas e etapas do concurso SAP

O edital trouxe quatro etapas avaliativas, são elas:

  • Prova Objetiva;
  • Prova de Condicionamento Físico;
  • Aptidão Psicológica;
  • Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada e Investigação Social.

A prova objetiva seria realizada no dia 1º de outubro de 2023, e consistiria em 50 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas cada, sendo apenas uma resposta considerada correta, acerca das seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa: 20 questões
  • Matemática: 15 questões
  • Conhecimentos Gerais: 15 questões

Sendo assim, ficamos na expectativa pela reabertura do certame! Confira detalhes do edital, clicando aqui!

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Penal - SAP SP: Edital será republicado!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais