Pesquisar no blog

Concurso Receita Federal: Aval para publicação do edital pode sair em 2021!

icone calendario 19 fev 2021

O aval para a realização do novo concurso Receita Federal, que terá edital ofertando 500 vagas, pode ser sair no ano de 2021. A expectativa é que aconteça no primeiro semestre!

Aval do concurso Receita Federal

O novo concurso Receita Federal poderá ter seu edital divulgado no ano que vem, a oferta será de 500 vagas ou mais. Isso porque, existem indicações de que o Ministério da Economia estaria estudando uma possível autorização para a seleção .

Vale lembrar, que o pedido inicial do concurso Receita Federal foi de 3.360 vagas. No entanto, o alto escalão do órgão prevê em um primeiro momento a oferta de 500 vagas.

Apesar do número ser bem inferior ao pedido protocolado pela instituição, a realização de um novo concurso Receita Federal é de extrema urgência para a manutenção das unidades em todo o Brasil. Isso sem contar que o órgão já acumula um deficit superior a 22.000 cargos em seu quadro de servidores.

Analisando isso tudo, o próprio Sindicato dos analistas da Receita Federal chegou a se reunir com o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal, Wagner Lenhart, para tratar dessa situação.

No encontro, foi discutida a possibilidade de contratações novos servidores através do certame , além de ajustes da reforma administrativa, com a inclusão dos cargos do órgão nas carreiras típicas de estado.

Cargos vagos evidencia necessidade do concurso Receita Federal

Sem realizar o novo concurso Receita Federal, o número de cargos vagos só aumenta. Em um levantamento recente feito pela instituição, o órgão já contabilizava mais de 22.000 saídas.

E este número significativo de saídas no órgão, atualmente vinculado ao Ministério da Economia, é somente contabilizado os cargos de Auditor e Analista, ambos com exigência do nível superior.

Conforme informações dos dados do Governo Federal, atualizados no mês de julho, são 22.715 cargos vagos somando as carreiras de Auditor e Analista.

Essas funções têm apenas uma média de 37% de cargos ocupados, somando as carências que poderiam estar preenchidas. Confira a relação de cargos ocupados e vagos:

Auditor Fiscal da Receita Federal

  • Cargos Ocupados: 8.205;
  • Cargos Vagos: 12.203.

Analista Tributário da Receita Federal

  • Cargos Ocupados: 6.154;
  • Cargos Vagos: 10.512.
Saiba mais sobre o Concurso Receita Federal: Edital publicado. 699 vagas e até R$ 21 mil!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais