Pesquisar no blog

Concurso Receita Federal: Conheça o modelo de teletrabalho!

icone calendario 28 set 2021

Um novo concurso Receita Federal segue aguardando autorização do Ministério da Economia. Enquanto isso, entenda mais sobre o modelo de teletrabalho que é um diferencial no órgão!

Com a chegada da pandemia da Covid-19, muitos trabalhadores passaram a realizar suas atividades em home office. No entanto, esse modelo já era adotado pela Receita Federal muito antes disso, e é considerado um benefício aos servidores.

Além disso, os concurseiros interessados no próximo concurso da Receita podem considerar o modelo de teletrabalho como uma opção. Conheça mais sobre esse modelo e suas atribuições.

Teletrabalho: o que é e quais são as atribuições?

O modelo de teletrabalho é adotado pela Receita Federal desde 2016, e consiste em permitir que o servidor exerça suas funções desde o conforto de sua casa, possibilitando a conciliação do trabalho com outras responsabilidades.

Além disso, vale destacar que tal modelo já foi regulamentado e conta com a aprovação do Governo.

Ademais, as atividades que podem ser desenvolvidas em modelo de teletrabalho são:

  • Análise e julgamento de processos administrativos fiscais;
  • Desenvolvimento de sistemas corporativos na área de tecnologia da informação;
  • Análise e elaboração de processos de correição;
  • Realizar auditoria interna;
  • Gerir direito creditório de contribuinte;
  • Gerir cadastros tributários e aduaneiros; e
  • Preparo, análise, decisão e execução de processos de arrecadação, cobrança, cumprimento das obrigações acessórias e garantia do crédito tributário.

Quais são os requisitos para esse modelo?

Ademais, para trabalhar seguindo o modelo de teletrabalho existem algumas exigências que devem ser cumpridas.

Uma vez que o modelo oferece comodidade e flexibilidade, é necessário que os funcionários que exercem suas funções dessa maneira apresentem uma produtividade de 15% a mais daqueles que trabalham presencialmente.

Além disso, é preciso que os servidores apresentem provas de que possuem as estruturas essenciais necessárias para desempenhar as atividades nesse modelo.

Nos últimos tempos, com a pandemia em decorrência da Covid-19, isso foi modificado temporariamente. Visto que todos os trabalhadores estão exercendo suas funções em home office, já não é necessário que aqueles que estão em modelo teletrabalho cumpram com esses 15% a mais.

Sendo assim, enquanto a pandemia seguir em vigor, todos os servidores devem apenas cumprir 100% de suas atividades, sem porcentagens acrescidas para aqueles que já trabalhavam desde suas casas anteriormente.

Concurso Receita Federal segue aguardando autorização

A Receita Federal conta com um grande deficit de funcionários. De acordo com o levantamento feito no mês de janeiro, já são mais de 21 mil cargos vagos.

No entanto, um novo concurso segue esperando autorização por parte do Ministério da Economia. Inicialmente, o quantitativo de vagas solicitado era de 3 mil, mas passou a 699 mais tarde.

Uma vez que a autorização ainda não foi oferecida, é possível que o quantitativo seja ainda menor, de apenas 250 oportunidades, o que somente preencheria as demandas geradas pela remoção interna do órgão, que está para acontecer em breve.

Além disso, o que se prevê é que as vagas ofertadas pelo concurso sejam para os cargos de Auditor e Analista.

Saiba mais sobre o Concurso Receita Federal: Edital publicado. 699 vagas e até R$ 21 mil!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais