Pesquisar no blog

Concurso Receita Federal: “edital a qualquer momento”, informa secretário!

icone calendario 21 jul 2022

Atenção, concurseiros! Autorizado em junho, o edital do concurso Receita Federal  está cada vez mais perto e segundo o secretário, pode sair a qualquer momento. Mas, a banca ainda não foi anunciada. A seleção ofertará 699 vagas.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Concurso Receita Federal: edital cada vez mais perto

Um novo concurso  para a Receita Federal está cada vez mais próximo e pode sair a “qualquer momento”.

A declaração foi dada pelo secretário da Receia Federal, Julio Cesar Vieira Gomes, em reunião com representantes do Sindifisco e Sindireceita.

O concurso eles disseram que sai a qualquer momento, o edital, mas que não daria para cravar data inclusive pela própria natureza da questão do concurso“, acrescentou o vice-presidente do Sindifisco Nacional, Tiago Barbosa.

Entretanto, vale destacar que a banca organizadora ainda não foi anunciada, o que deve acontecer nos próximos dias.

Em nota divulgada nas redes sociais, o Sindifisco Nacional citou informações sobre a reunião, como a regulamentação do bônus de eficiência e suas preocupações e alertas.

Confira a nota na íntegra:

“Caros(as), encerramos agora reunião com o Sindifisco e com o Sindireceita. Pela Receita participou o secretário Julio Cesar, o Sandro, eu e o Daniel.

O presidente do Sindifisco não compareceu e a entidade foi representada pelo vice-presidente, Tiago Barbosa. O Sindireceita foi representado pelo seu presidente, Geraldo Seixas.

O secretário, inicialmente, agradeceu a presença dos dirigentes sindicais e defendeu a necessidade de buscarmos união e sinergias nesse momento atual.

Destacou que não acreditava em categorias fortes em instituições fracas e enfatizou a necessidade de uma abordagem racional e inteligente nesse momento.

Falou que tanto a administração quanto as entidades sindicais têm um papel a desempenhar.

Lamentou a não regulamentação do bônus nesse primeiro semestre, mas lembrou que nenhuma das categorias tiveram seus pleitos atendidos.

Relatou que a Receita tem sido atendida nos pedidos de suplementação orçamentária para esse ano e detalhou as tratativas concretas para viabilizar a regulamentação do bônus na LDO e na LOA do ano que vem.

Foi bastante enfático ao dizer que não há divergência entre a administração e os sindicatos quanto à regulamentação do bônus de eficiência.

Eu demonstrei preocupações quanto às consequências que um acirramento da mobilização pode trazer, especialmente para a Aduana. Alertei que, nesse momento, precisamos cuidar da nossa casa e preservar a instituição. Pedimos que essa mensagem fosse difundida junto às bases.

Sandro também destacou que nos próximos meses as reações podem ser exacerbadas e precisamos buscar os meios corretos para atingir nossos objetivos.”

Provas do concurso Receita estão previstas para este ano

Portanto, a expectativa é que as provas do concurso da Receita Federal sejam aplicadas ainda em 2022.

“A expectativa é de que as provas aconteçam ainda em 2022, com posterior curso de formação de 60 dias para o cargo de Auditor, 40 dias para o cargo de Analista e nomeação em meados de 2023”, disse a vice-presidente do Sindifisco, Natália Nobre, anteriormente.

Entretanto, um seguidor questionou se fazia sentido a prova ocorrer em dezembro, mesma data da Sefaz MG. Assim, ela respondeu que não há certeza!

“Espero que não, mas não dá para ter certeza ainda. Na próxima semana ou na seguinte a banca deve ser definida. A partir daí teremos maiores informações”, escreveu.

Além disso, vale recordar que nos últimos concursos do órgão, as disciplinas cobradas em comum entre os cargos foram as seguintes:

  • Língua Portuguesa;
  • Espanhol ou Inglês;
  • Raciocínio Lógico-Quantitativo;
  • Direito Constitucional; e
  • Direito Administrativo.

Ademais, o subsecretário Juliano Brito Neves ainda garantiu que as provas serão aplicadas no mesmo dia para Auditores e Analistas.

“Teremos que garantir que as provas não caiam durante o período eleitoral, momento em que as escolas estarão reservadas para as eleições. Estamos atuando para realizá-lo [o concurso] o mais rápido possível”, disse.

Concurso Receita Federal: vagas, salários e requisitos

Sendo assim, o novo concurso da Receita Federal contará com a oferta de 699 vagas de nível superior. Portanto, veja:

  • Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil – 230 vagas;
  • Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil – 469 vagas.

Além disso, é importante mencionar que os atuais salários possuem os atrativos valores de R$ 12.142,39 para Analista e R$ 21.487,09 para Auditor.

Requisitos

Ademais, o último concurso para a carreira de Analista Tributário foi realizado em 2012. Assim, na época, os requisitos foram:

  • a) ter sido aprovado e classificado no concurso, na forma estabelecida no edital;
  • b) ter nacionalidade brasileira; no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses;
  • c) gozar dos direitos políticos;
  • d) estar quite com as obrigações eleitorais;
  • e) estar quite com as obrigações do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;
  • f) ter idade mínima de 18 anos;
  • g) ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, comprovadas por junta médica oficial;
  • h) possuir diploma de curso superior concluído em qualquer área, em nível de graduação, devidamente registrado no Ministério da Educação (MEC);
  • i) apresentar declaração de bens com dados até a data da posse;
  • j) apresentar todas as declarações solicitadas;
  • k) apresentar outros documentos que se fizerem necessários, à época da posse.

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso Receita Federal: Edital autorizado com 699 vagas para nível superior!
Acompanhe nossas

redes sociais