Pesquisar no blog

Concurso Receita Federal: 699 vagas solicitadas e edital em breve!

icone calendario 14 abr 2021

concurso Receita Federal  pode estar mais próximo de ser realizado. Órgão envia ofício que solicita autorização para 699 vagas em um novo edital.

Este ofício, direcionado ao setor de Gestão de Pessoas do Ministério da Economia, solicita aval para preenchimento de 230 vagas para o cargo de Auditor Fiscal e 469 vagas para Analista Tributário.

Novidades no concurso Receita Federal 2021

O concurso Receita Federal pode estar mais próximo de ser realizado. Isso porque o órgão enviou um ofício que solicita autorização para 699 vagas em um novo edital. Edital este que poderá ser publicado em breve.

Este ofício, direcionado ao setor de Gestão de Pessoas do Ministério da Economia, pede o aval para o preenchimento das seguintes vagas:

  • 230 vagas para Auditor Fiscal; e
  • 469 vagas para Analista Tributário

As carreiras têm como exigência o nível superior e fazem parte do pedido enviado pelo órgão, em maio de 2020. A pasta econômica, entretanto, ainda não se manifestou quanto a este aval.

O documento também solicita à Economia uma redução do prazo entre edital e aplicação das provas  que costuma ser de quatro meses.

O pedido é comum e costuma ser enviado quando os órgãos têm prioridade e agilidade na aplicação das avaliações para a conclusão das etapas e, consequentemente, para poder repor as vacâncias.

Dessa maneira, supõe-se que assim que o aval for oficializado, a banca deverá ser contratada e o edital publicado. Caso isso aconteça e a redução seja aceite, as provas poderão ser aplicadas em dois meses.

Vale ressaltar que em maio de 2020, o órgão solicitou um aval do Governo Federal para preencher 3.360 vagas. O pedido foi realizado junto ao Ministério da Economia.

Desde então o processo está em tramitação e, recentemente, passou por diversos processos. Para que o órgão possa ter o edital publicado, é necessário que o aval seja publicado no Diário Oficial da União, com a assinatura do ministro Paulo Guedes. 

Deficit de servidores na Receita Federal

À espera para realizar um novo concurso público, a Receita Federal sofre com um grande deficit de servidores. Esse número vem aumentando a cada mês, principalmente nos cargos de Auditor e Analista, ambos de nível superior. Segundo os dados atuais, são mais de 22,7 mil cargos vagos.

Mesmo com um pedido confirmado e em análise no Ministério da Economia, pasta que rege a Receita Federal, ainda não é possível cravar se o certame, de fato, será autorizado. Mas, esse cenário torna cada vez mais evidente que uma nova seleção precisa ocorrer.

De acordo com dados do Governo Federal , atualizados no mês de julho, são 22.715 cargos vagos somando as carreiras de Auditor e Analista. Essas funções têm apenas uma média de 37% de cargos ocupados, somando as vacâncias que poderiam estar preenchidas.

Auditor-Fiscal da Receita Federal

  • Cargos ocupados: 8.205
  • Cargos vagos: 12.203

Analista Tributário da Receita Federal

  • Cargos ocupados: 6.154
  • Cargos vagos: 10.512

Mesmo que o pedido de concurso Receita Federal possa ser autorizado pelo governo, é preciso uma boa utilização do cadastro de reserva, bem como a realização de certame periódicos para suprir essas vacâncias. Ambos os cargos são essenciais, inclusive, para mais arrecadação na Economia.

Saiba mais sobre o Concurso Receita Federal: Edital publicado. 699 vagas e até R$ 21 mil!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais