Assinatura completa
Assinatura completa

Concurso Receita Federal: órgão articula novo edital para servidores!

Concurso Receita Federal é articulado pelo governo e pode ter novo edital em breve.

Concurso Receita Federal: órgão articula novo edital para servidores!
Concurso Receita Federal: órgão articula novo edital para servidores!

Boa notícia, concurseiros! O concurso Receita Federal voltou a ganhar força após a própria Receita Federal do Brasil (RFB) informar, em nota oficial enviada à TV Brasil na última terça (10), que apesar do reforço recente com o concurso de 2022, o órgão passou mais de dez anos sem realizar seleções, cenário que agravou o déficit de servidores.

Segundo o Sindifisco, a aduana brasileira opera hoje com um quadro muito reduzido em comparação a países de relevância econômica similar, e tanto o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, quanto o auditor fiscal Mario De Marco já sinalizaram que há planejamento para buscar autorização em 2026, com possível realização do novo edital no ano seguinte.

“A Receita Federal reconhece que a adequada dimensão da força de trabalho é um fator relevante para o cumprimento de suas atribuições, inclusive nas atividades de controle aduaneiro e vigilância e repressão nas fronteiras. Registra-se que nos dois últimos anos a RFB conseguiu um reforço de pessoal à instituição, após mais de uma década sem concurso público e que vem-se empreendendo esforços junto ao Governo Federal para viabilizar novos ingressos”, afirma RFB.

Próximos passos do concurso Receita Federal

Para que o novo edital seja publicado, será necessária autorização formal do governo federal, além de previsão orçamentária.

A Receita Federal já encaminhou ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) um pedido oficial de autorização para a realização de um novo concurso. O órgão, que é responsável por avaliar as demandas de seleções federais, ainda analisa a solicitação. De acordo com informações divulgadas por servidores da própria Receita, a expectativa é que o aval possa ser concedido durante o ano de 2026, o que abriria caminho para a publicação do edital e a realização do certame em 2027, desde que haja disponibilidade orçamentária.

Enquanto isso, os interessados devem iniciar os estudos com base no último edital. A preparação antes da publicação oficial pode ser decisiva na disputa por uma vaga.

Quais cargos podem ser ofertados no concurso Receita Federal?

Ainda não há definição oficial sobre vagas e cargos. No entanto, a expectativa é que o próximo edital contemple as carreiras de:

  • Auditor-Fiscal; e
  • Analista-Tributário.

O cargo de Auditor-Fiscal exige nível superior, com remuneração inicial que ultrapassa R$ 20 mil, além de bônus de eficiência. O cargo de Analista-Tributário também exige nível superior e oferece salários iniciais acima de R$ 11 mil, com benefícios adicionais. Ambas as carreiras estão entre as mais disputadas do serviço público federal.

Cargos vagos na Receita Federal

A manifestação da Receita Federal acontece em um contexto marcado por um elevado déficit de servidores.

Levantamento disponível no Portal da Transparência mostra que o órgão possui mais de 22 mil cargos vagos, especialmente nas carreiras que estruturam a atuação da instituição.

Atualmente, o quadro funcional da Receita Federal é composto por 7.010 cargos ocupados e 12.703 cargos vagos para Auditor-Fiscal, além de 6.332 cargos ocupados e 10.040 cargos vagos para Analista-Tributário.

Ao todo, as duas carreiras somam 22.743 postos desocupados, número que evidencia a necessidade de reforço no efetivo por meio de um novo concurso público. As informações são referentes a dezembro de 2025.

O que faz um Auditor-Fiscal?

O Auditor-Fiscal da Receita Federal é responsável por exercer atividades inerentes à carreira de Auditoria da Receita Federal e, de forma privativa, constituir o crédito tributário por meio de lançamento, elaborar e proferir decisões em processos administrativo fiscais, inclusive em pedidos de restituição e reconhecimento de benefícios fiscais, executar procedimentos fiscais e de controle aduaneiro para verificar o cumprimento das obrigações tributárias, podendo inclusive apreender mercadorias e documentos, além de orientar o contribuinte quanto à aplicação da legislação tributária por meio de atos normativos e soluções de consulta, bem como supervisionar atendimentos e orientações prestadas por canais eletrônicos, telefone e plantão fiscal.

O que faz um Analista-Tributário?

Um Analista-Tributário da Receita Federal integra a Carreira Tributária e Aduaneira da RFB, exercendo atribuições concorrentes e essenciais à Administração Tributária e Aduaneira, atuando diretamente na gestão e fiscalização dos tributos de competência da União, inclusive os previdenciários e aqueles incidentes sobre o comércio exterior, que representam parte significativa das contribuições sociais do país; no desempenho de suas funções, também subsidiam o Poder Executivo na formulação da política tributária, participam de ações de prevenção e combate à sonegação fiscal, contrabando, descaminho, pirataria, fraude comercial, tráfico de drogas e de animais em extinção, além de outros ilícitos ligados ao comércio internacional, contribuindo de forma direta para a segurança e o funcionamento do Estado brasileiro.

Último concurso Receita Federal

O último edital foi publicado em 2022 e ofertou 699 vagas, distribuídas entre Auditor-Fiscal e Analista-Tributário.

As etapas do concurso foram organizadas em fases sucessivas, com avaliações de caráter eliminatório e classificatório, destinadas a verificar os conhecimentos técnicos dos candidatos, além de aspectos discursivos e requisitos de conduta exigidos para o exercício das funções. O certame também contou com curso de formação, etapa obrigatória para a preparação final dos aprovados. Veja:

1ª etapa:

  • a) Primeira Fase: Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • b) Segunda Fase: Prova Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • c) Terceira Fase: Pesquisa de Vida Pregressa, de caráter eliminatório.

2ª etapa:

  • a) Curso de Formação Profissional, de caráter eliminatório.

De acordo com a banca organizadora FGV (Fundação Getúlio Vargas), o certame contou com a participação de 156.373 candidatos inscritos, demonstrando alta concorrência e reforçando a importância de preparação antecipada. Sua validade foi expirada no final de 2025, sem prorrogação, uma vez que toda a lista de aprovados foi zerada. Além das vagas imediatas, foi autorizado posteriormente o chamamento de excedentes. No total, foram 1.217 convocados.

A Nova Concursos segue acompanhando todas as novidades do concurso Receita Federal e trará novas informações assim que houver atualizações oficiais.