Concurso Receita Federal: Novo edital é debatido no Ministério da Economia!

icone calendario 01 dez 2020

A Diretoria Nacional do Sindireceita esteve reunida com o secretário de Gestão de Desempenho de Pessoal, e debateu sobre a realização do concurso Receita Federal.

Além disso, o interessado pode conferir como foi o último certame. ⇒ Saiba mais ⇐

Concurso Receita Federal é debatido na Economia

Há anos sem realizar um novo concurso Receita Federal, o órgão tem visto o número de cargos vagos crescer de forma gradativa. E o pedido para publicar um novo edital voltou a ser tema de debate, mediante uma reunião com o Ministério da Economia.

No mês de novembro, a Diretoria Nacional do Sindireceita esteve reunida com o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP/SEDGG/ME), Wagner Lenhart, e sua equipe. Entre os temas abordados na reunião, foi destacado:

  • Reforma Administrativa;
  • Negociação Salarial;
  • Decreto de Atribuições da carreira Tributária e Aduaneira;
  • Planejamento de Concurso Público;
  • Alteração da MP nº 2.174-28, de 24/08/2001.

Durante o encontro, foi lembrado pelo secretário-geral do Sindireceita, André Luiz Fernandes, que nos últimos anos, por conta da falta do concurso Receita Federal e aumento das aposentadorias, o número de servidores vem sendo reduzido.

Foi destacado pelo presidente do Sindireceita, Geraldo Seixas, que as propostas de carreira estabelecidas no debate ganham mais efetividade com um correto planejamento para a realização do concurso Receita Federal.

“Orientados para a demanda futura, lógica diametralmente oposta à mera reposição proporcional das vacâncias”, salientou o Sindireceita.

Ainda foi acrescentado pelo secretário-geral, André Luiz Fernandes, que é preciso considerar como critério para realização de certames , os processos de trabalho já mapeados.

Isso porque, além de dar parâmetros contínuos para o aprimoramento da instituição, ainda fornecem informações para definição da quantidade necessária de servidores e para novas contratações.

Cargos vagos mostra necessidade do concurso Receita Federal

Sem realizar o novo concurso Receita Federal, o número de cargos vagos só aumenta. Em um levantamento recente feito pela instituição, o órgão já contabilizava mais de 20.000 saídas.

E este número significativo de saídas no órgão, atualmente vinculado ao Ministério da Economia, é somente contabilizado os cargos de Auditor e Analista, ambos com exigência do nível superior.

Conforme informações dos dados do Governo Federal, atualizados no mês de julho, são 22.715 cargos vagos somando as carreiras de Auditor e Analista.

Essas funções têm apenas uma média de 37% de cargos ocupados, somando as carências que poderiam estar preenchidas. Confira a relação de cargos ocupados e vagos:

Auditor Fiscal da Receita Federal

  • Cargos Ocupados: 8.205;
  • Cargos Vagos: 12.203.

Analista Tributário da Receita Federal

  • Cargos Ocupados: 6.154;
  • Cargos Vagos: 10.512.
Saiba mais sobre o Concurso Receita Federal: Mais de 3,3 mil vagas foram solicitadas ao Ministério da Economia!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais