Pesquisar no blog

Concurso Receita Federal: Pedido por edital registra novas movimentações!

icone calendario 09 fev 2022

Concurseiros que aguardam um novo concurso Receita Federal , atenção! O pedido para a realização de uma nova seleção registrou novas movimentações no início de fevereiro. Sendo assim, isso gera a expectativa de que o processo seletivo possa ocorrer em breve.

Portanto, o novo concurso da Receita Federal pode contar com novidades em breve. Isso porque o pedido passou por novas movimentações entre os dias 03 e 04 de fevereiro, de forma a transitar por variados setores da área econômica. Entretanto, ainda não existem confirmações acerca da seleção.

Além disso, vale recordar que inicialmente o pedido previa a oferta de 3.000 oportunidades. No entanto, com a dificuldade em receber uma aprovação, tal quantitativo passou a ser de apenas 699. Sendo assim, confira todos os detalhes!

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Concurso Receita Federal: aval segue sendo aguardado

Primeiramente, vale a pena recordar que um concurso Receita Federal é pensado desde 2020, uma vez que o déficit de funcionários vem crescendo desde aquela época, de forma que as vacâncias atualmente vêm colocando o funcionamento do órgão em risco.

Além disso, o pedido feito ao Ministério da Economia era inicialmente para o provimento de 3.000 oportunidades. Entretanto, uma vez que o concurso não recebia autorização, esse quantitativo foi diminuído para 699.

No entanto, mesmo com a redução, ainda tramita há tempos o pedido no Ministério, sem receber um aval. Por esse motivo, os servidores da empresa vêm realizando uma greve para pressionar o Ministério, de forma que um novo concurso público possa ser feito.

Ademais, entre os dias 12 e 14 de janeiro foi realizada uma Assembleia Nacional pelo Sindifisco (Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal) que contou com a presença de cerca de 4.669 Auditores Fiscais. Ademais, 76,18% deles foram favoráveis à realização da nova seleção.

É igualmente importante destacar que tal Assembleia foi a maior desde 2017, além de ser a maior já realizada no mês de janeiro.

“Ao fim, esta histórica Assembleia Nacional aponta para o fortalecimento desta legítima mobilização dos Auditores-Fiscais, que devem seguir unidos e firmes no cumprimento das deliberações da categoria”, disse o Sindifisco.

Além disso, é de suma importância frisar que no dia 13 de janeiro foi realizada uma reunião entre o Sindifisco e o ministro Paulo Guedes, de forma que o que se esperava era que a nova seleção fosse uma das principais pautas. Entretanto, o assunto não foi discutido.

Concurso Receita Federal: últimas novidades

Por outro lado, também é essencial mencionar que nos últimos dias 03 e 04 de fevereiro o pedido para um novo concurso Receita Federal passou por novas movimentações no Ministério da Economia, tramitando entre diversos setores.

Sendo assim, tal novidades cria a expectativa de que a autorização para a nova seleção seja concedida. Entretanto, isso não assegura que o aval realmente será dado, nem quando isso pode acontecer.

Vagas, cargos e remunerações

Por fim, vale recordar que o pedido enviado ao Ministério é para que o concurso Receita Federal oferte 699 oportunidades de nível superior, sendo 230 delas para a carreira de Auditor Fiscal e 469 para Analista Tributário.

Além disso, de acordo com dados de 2019, as remunerações a serem recebidas pelos aprovados no concurso público serão de R$ 12.142,39 (Analista Tributário) e R$ 21.029,09 (Auditor Fiscal).

É igualmente importante destacar que, entre os requisitos básicos existentes para esses cargos, estão:

  • ter nacionalidade brasileira; no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, na forma do disposto no art. 13 do Decreto n. 70.436, de 18/04/1972;
  • gozar dos direitos políticos;
  • estar quite com as obrigações eleitorais;
  • estar quite com as obrigações do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;
  • ter idade mínima de 18 anos;
  • ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, comprovadas por junta médica oficial.

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso Receita Federal 2022: Seleção aguarda autorização do ME. 699 vagas!
Acompanhe nossas

redes sociais