Pesquisar no blog

Concurso Receita Federal: Provas para Analista e Auditor serão no mesmo dia?

icone calendario 15 jul 2022

Atenção, concurseiros! Deve ser publicado muito em breve o edital do novo concurso Receita Federal com a oferta de 699 oportunidades. Ademais, as provas para os cargos de Analista e Auditor acontecerão no mesmo dia, segundo o subsecretário de Gestão Corporativa do órgão.

Nesse sentido, são poucos os trâmites que ainda impedem a publicação do novo concurso da Receita Federal, que ofertará vagas para os cargos de Analista e Auditor. Ademais, as provas acontecerão no mesmo dia e horário para ambas as carreiras de nível superior.

Além disso, vale recordar que o próximo passo rumo a publicação do edital deve ser a definição e contratação da banca organizadora do certame, para que o cronograma possa ser definido e o edital possa ser publicado logo em seguida.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!

Concurso Receita Federal: provas no mesmo dia?

Sendo assim, o subsecretário de Gestão Corporativa da Receita Federal, Juliano Neves, informou que as provas para os cargos de Analista e Auditor da nova seleção ocorrerão no mesmo dia e horário.

Dessa forma, para os concurseiros isso significa que não será possível a inscrição para mais de um cargo. Ademais, segundo Neves, para o órgão essa é uma medida que evita impactos negativos.

Isso porque na hipótese de que os concurseiros sejam aprovados em ambos os cargos, seriam apresentadas dificuldades para que a autarquia preenchesse as vagas ofertadas.

Além disso, vale recordar que o órgão possui pressa e urgência em preencher tais oportunidades, visto que atualmente existem 22.715 cargos vagos, de maneira que o ideal é que dificuldades sejam evitadas.

Nesse sentido, é importante frisar que o que ainda impede a publicação do edital é a escolha e a contratação de uma banca organizadora. Ademais, sabe-se que as mais cotadas nesse momento são o Cebraspe e a FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Vagas, cargos e salários

Em suma, o novo concurso da Receita Federal ofertará 699 oportunidades de nível superior entre os cargos de Analista e Auditor, conforme a seguinte distribuição:

  • Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil – 230 vagas;
  • Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil – 469 vagas.

Ademais, os aprovados e contratados pelo órgão contarão com salários nos valores de R$ 12.142,39 para Analista e R$ 21.487,09 para Auditor, já incluindo o auxílio-alimentação.

É igualmente importante mencionar que foi autorizada a redução do prazo entre a publicação do edital e a realização das etapas avaliativas, de maneira que o período entre esses dois acontecimentos deverá ser de apenas 02 meses.

Dessa forma, com a previsão de que as provas aconteçam no mês de novembro, segundo a vice-presidente do Sindifisco Nacional, Natália Saraiva, é possível que o edital seja publicado no fim de agosto ou início de setembro.

Entretanto, tudo depende do processo de contratação da banca, de forma que os procedimentos podem ocorrer com maior celeridade.

Concurso Receita Federal contará com Curso de Formação

Por fim, é imprescindível mencionar que, de acordo com o subsecretário Juliano Neves, além das etapas avaliativas a serem reveladas pelo edital, os aprovados no concurso Receita Federal ainda passarão por um Curso de Formação Profissional.

Além disso, tal curso terá a duração de 40 dias para o cargo de Analista e de 60 dias para Auditor.

Ademais, vale mencionar que, segundo o Ministério da Economia, aprovados no concurso público serão empossados a partir de março de 2023, quando sairá o provimento das vagas.

Saiba mais sobre o Concurso Receita Federal: Edital autorizado com 699 vagas para nível superior!
Acompanhe nossas

redes sociais