Pesquisar no blog

Concurso Receita Federal: Sindicato solicita reunião com Ministro da Economia!

icone calendario 04 Maio 2022

Atenção concurseiros! A previsão era que o concurso Receita Federal  seria autorizado em março. Entretanto, nada aconteceu! Agora, o sindicato solicitou uma reunião com o Ministério da Economia. Saiba detalhes!

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Concurso Receita Federal: reunião solicitada para pedir aval

Os concurseiros estavam na expectativa para autorização do concurso  da Receita Federal, que tinha previsão de sair até o fim de março.

Entretanto, nada foi publicado sobre o aval do certame. Sendo assim, ainda precisam ser cumpridos os trâmites legais de todo o andamento que um processo de autorização requer.

Agora, nesta terça-feira (3), o presidente do Sindifisco Nacional, Isac Falcão, entidade que representa os Auditores-Fiscais, solicitou uma reunião presencial com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Assim, no ofício enviado o ministério, o presidente solicita uma conversa sobre o aval para o concurso de Auditores-Fiscais.

Além disso, ele solicitou que o encontro seja o mais brevemente possível, tendo em vista a relevância dos temas a serem tratados. Assim, confira os assuntos solicitados:

  • Orçamento da receita
  • Concurso Público para Auditor-Fiscal
  • Regulamentação da Lei 13.464/2017

Vagas e cargos solicitados

De acordo com o órgão, a autorização do Ministro da Economia, Paulo Guedes, deverá ser para preenchimento de 699 vagas.

Portanto, de acordo com o pedido, foram solicitadas 230 vagas para Auditor-Fiscal e 469 vagas para Analista-Tributário.

Ademais, o pedido foi enviado ao Ministério da Economia e desde então chegou a tramitar algumas vezes, mas não foi autorizado, o que deve acontecer, como dissemos, em breve.

PL pode facilitar autorização

É importante ressaltar que a autorização do concurso dependeria da aprovação do PLN 01/2022.

Assim, projeto foi aprovado no dia 28 de abril e prevê a abertura de crédito suplementar no valor de R$ 2,7 bilhões.

Portanto, seria R$ 1,7 bilhão em favor de diversas despesas governamentais com pessoal, programas e encargos sociais.

Sendo assim, com a liberação do crédito suplementar, pode ser que o novo concurso Receita Federal seja, finalmente, autorizado.

Concurso Receita Federal: Nomeações apenas no próximo ano

Mesmo com o edital  sendo publicado neste ano de 2022, as nomeações dos aprovados no certame devem acontecer apenas em janeiro de 2023.

Assim, a informação é do chefe de Gabinete do órgão, auditor-fiscal Antônio Márcio.

Portanto, entre os principais motivos para o adiamento dessas nomeações estão a demora na autorização e o período eleitoral.

Em ano eleitoral, a realização de concurso é permitida normalmente, entretanto, não é possível nomear ‘nos três meses que o antecedem e até a posse dos eleitos, sob pena de nulidade de pleno direito’.

“Saímos de reunião com otimismo elevado de que o concurso sairá este ano. É algo que deve ser comemorado pois a casa está sangrando com a falta de pessoal”, disse o secretário-geral da Receita.

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso Receita Federal 2022: Seleção aguarda autorização do ME. 699 vagas!
Acompanhe nossas

redes sociais