Pesquisar no blog

Concurso Receita Federal: “Falta de prestígio” alega Sindifisco com autorização da CGU!

Iago Almeida

icone calendario 03 ago 2021

Atenção concurseiros! O concurso Receita Federal  continua gerando mais capítulos desde a autorização do Ministério da Economia. O Sindifisco criticou a demora com o aval, alegando “falta de prestígio”. Confira tudo sobre o certame!

Concurso Receita Federal: mais um capítulo

Parece que o concurso da Receita Federal não está agradando muita gente! Com isso, a indecisão sobre o concurso só aumenta e preocupa.

Nesta semana, o Sindifisco criticou a demora com o aval do certame, afirmando que houve uma falta de prestígio, e classificou a tentativa como um ‘fiasco’, ainda mais sem explicações.

A posição do Sindicato Nacional conta em nota divulgada  na última quinta-feira (29), quando falou sobre várias ações e medidas.

A Receita Federal chegou a alegar que não tinha mais tempo hábil para nomeações ainda em 2021 e que isso atrapalhou a autorização rápida do concurso, mas a categoria não acredita nisso.

“O fato de não haver tempo para nomeação em 2021, para a CGU, não foi problema”, disse o Sindifisco Nacional.

Além disso, na última terça-feira (27), a Controladoria-Geral da União recebeu aval da Economia para preencher 375 vagas de Técnicos e Auditores.

Sindisfisco pede explicações

Apontando “tamanho desprestígio”, o sindicato alegou que a RF não deu nenhuma explicação plausível.

“De nada adianta o órgão alcançar resultados que deveriam lhe trazer reconhecimento, como recordes sucessivos de arrecadação e recorde de apreensões de drogas, se não há, por parte da administração, a capacidade de transformá-los em fortalecimento institucional”, diz o Sindifisco.

Concurso Receita Federal pode ter edital em 2021

Apesar de todo manifesto, a expectativa para um novo concurso continua grande e a previsão ainda é para 2021. O edital segue previsto para setembro, segundo informou o próprio sindicato no começo de julho.

Então, para conseguir nomeações em 2022 e para que o edital saia ainda este ano, a autorização deve sair até agosto para poder agilizar o processo de escolha da banca organizadora.

O órgão explicou que, “por questões de ordem orçamentária, os recursos que estavam separados no orçamento de 2021 não podem ser alocados para nomeações no ano de 2022”, afirmou.

“É inadmissível que um órgão como a Receita Federal, essencial para o funcionamento do Estado, responsável, dentre outros aspectos, por sua própria manutenção financeira, tenha sido tratado com tamanho desleixo pelo Governo Federal, a ponto de não dar a devida atenção aos prazos envolvidos para a realização do concurso. A Direção Nacional vai acompanhar e cobrar incisivamente todos os responsáveis, para que o concurso público seja autorizado com a maior brevidade possível”, finalizou o Sindifisco Nacional.

Provas do concurso Receita Federal podem ser no mesmo dia

O Sindireceita também está na luta pela autorização e publicação do concurso das Receita Federal e trabalha para tentar as provas para as duas carreiras, no mesmo dia.

Segundo a Receita Federal, a solicitação será estudada e já está em planejamento. Se o aval sair em tempo hábil, as provas podem acontecer ainda este ano.

Para a categoria, a ação seria para evitar com que vagas do Analista-tributário remanesçam sem preenchimento ao termino do concurso.

Concurso Receita Federal: previsão de vagas

O concurso deverá ter 699 vagas para Analista e Auditor, segundo o ofício que pede a autorização. Serão:

  • 230 vagas para Auditor-Fiscal; e
  • 469 vagas para Analista-Tributário

Confira quanto tempo e como estudar, clicando aqui .

Saiba mais sobre o Concurso Receita Federal: Edital publicado. 699 vagas e até R$ 21 mil!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais