Pesquisar no blog

Concurso Receita Federal: Subsecretário fala sobre Autorização, confira!

icone calendario 05 nov 2021

Novas notícias sobre o concurso Receita Federal ! Ainda na espera da autorização, o processo seletivo foi pauta de uma reunião entre os representantes do órgão.

Na última quinta-feira, 4 de novembro, foi realizada uma reunião entre os Auditores Fiscais e os demais representantes do órgão em que o concurso Receita Federal foi o assunto principal.

Além disso, durante a reunião o subsecretário-geral da Receita Federal, Moacyr Mondardo Júnior, deu maiores detalhes sobre o motivo pelo qual o certame ainda não foi autorizado. Conheça maiores detalhes!

Concurso Receita Federal aguarda autorização

Na reunião do último dia 4, o subsecretário Moacyr Mondardo explicou que uma resposta formal sobre o motivo do concurso não ser aprovado até o presente momento jamais foi enviada pela Secretaria Especial de Gestão e Governo Digital.

Ademais, os representantes da Receita Federal anunciaram que farão urgentemente uma reunião com o Ministro da Economia, Paulo Guedes, para tratar especificamente do concurso público.

Além disso, em até 3 semanas deverá ser divulgado um posicionamento sobre o assunto por parte dos subsecretários, de acordo com a nota publicada pelo Sindifisco (Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil).

Vagas, cargos e remunerações

O concurso Receita Federal aguarda autorização do quantitativo de 699 vagas de níveis superior, distribuídas entre os cargos de Auditor Fiscal (230) e Analista Tributário (469).

Ademais, as remunerações iniciais das carreiras a serem ofertadas pelo concurso público possuem os valores de R$21.487,09 para Auditor Fiscal e R$12.142,39 para Analista Tributário.

Além disso, um documento foi enviado à Gestão de Pessoas do Ministério da Economia, em que o pedido do concurso foi atualizado, de forma que se solicita que o período de tempo entre o edital e as provas seja de apenas 2 meses, e não de 4 meses, como de costume.

Isso porque a seleção é urgente e extremamente importante, principalmente para as regiões de fronteira, visto que um concurso de remoção precisa ser realizado nesses locais.

Quais são os requisitos dos cargos?

Para concorrer aos cargos a serem ofertados pelo concurso Receita Federal, é importante que os concurseiros estejam atentos aos requisitos básicos que podem vir a ser exigidos pelo edital. São eles:

  • ter nacionalidade brasileira; no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, na forma do disposto no art. 13 do Decreto n. 70.436, de 18/04/1972;
  • gozar dos direitos políticos;
  • estar quite com as obrigações eleitorais;
  • estar quite com as obrigações do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;
  • ter idade mínima de 18 anos;
  • ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, comprovadas por junta médica oficial;
  • apresentar declaração de bens com dados até a data da posse;
  • apresentar outros documentos que se fizerem necessários, à época da posse.

Receita Federal conta com grandes vacâncias

Além disso, de acordo com o Portal Brasileiro de Dados Abertos, o órgão perdeu cerca de 1.571 Auditores Fiscais entre janeiro de 2018 e setembro de 2021.

Ademais, nesse período também saíram do quadro de pessoal cerca de 763 Analistas Tributários, de forma que atualmente esses números seguem crescendo, fazendo com que o concurso público seja cada dia mais urgente.

Portanto, o atual quadro de funcionários da Receita Federal é o seguinte:

Auditor Fiscal

  • Ocupados atualmente – 7.921 cargos
  • Vagos entre 2018 e 2021 – 1.571 cargos

Analista Tributário

  • Ocupados atualmente – 6.002 cargos
  • Vagos entre 2018 e 2021 – 763 cargos
Saiba mais sobre o Concurso Receita Federal: Novas vagas solicitadas, edital pode sair em breve!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais