Pesquisar no blog

Concurso Seas RO: PL que prevê 1ª seleção é aprovado!

icone calendario 01 dez 2021

Novidades para os concurseiros! Foi aprovado o Projeto de Lei que prevê o primeiro concurso Seas RO para efetivos. Ademais, a seleção já conta com comissão organizadora.

No último dia 22 de novembro foi aprovado pela Assembleia Legislativa o Projeto de Lei responsável por atualizar diversas questões da Secretaria de Assistência Social de Rondônia. Sendo assim, o primeiro concurso do órgão pode ser realizado.

Além disso, o Projeto de Lei aprovado atualizou o Plano de Carreira, Cargos e Remunerações (PCCR) para os funcionários da Secretaria, de forma que agora o foco poderá ser voltado aos trâmites do edital da seleção em si.

Concurso Seas RO: panorama geral

Primeiramente, é importante que os concurseiros saibam que esse será o primeiro concurso público da Secretaria para efetivos. Ademais, atualmente, o órgão conta apenas com servidores cedidos e em comissão.

Além disso, quando encaminhou à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei, o governador de Rondônia , Marcos Rocha, declarou que a seleção é essencial para a área de Assistência Social:

“A realização do concurso público possibilitará o aumento de servidores qualificados no corpo técnico da Seas, elevando o nível de qualidade das entregas à sociedade, além de garantir o exercício do princípio da continuidade do serviço público, mesmo após mudanças de gestões, de modo a beneficiar a Administração Pública com servidores mais experientes”, disse.

Sendo assim, o concurso Seas RO é de grande importância para que a Política de Assistência Social no estado seja fortalecida por meio de um quadro permanente de funcionários.

Ademais, a equipe técnica da Secretaria já iniciará os preparativos do edital após a sanção de Marcos Rocha, sob orientação da secretária de Assistência Social Luana Rocha.

Concurso Seas RO conta com comissão organizadora

É igualmente importante destacar que o concurso Seas RO já conta com comissão organizadora formada desde o mês de março deste ano. Ademais, o grupo foi o responsável por cuidar das atualizações que constam no Projeto de Lei e dos seguintes aspectos:

  • Identificar os dispositivos que necessitam ser atualizados e/ou revisados no Plano de Carreira, Cargos e Remunerações da Seas;
  • Buscar informações acerca da instrução processual para a realização do concurso, mormente quanto à participação da SEGEP.

Além disso, com a aprovação do PL, a comissão formada pode agora focar totalmente nos preparativos do concurso público , começando pela elaboração do projeto básico, que será como um espelho do futuro edital.

Ademais, o grupo também deverá posteriormente cuidar dos procedimentos de escolha e contratação da banca organizadora, para que após isso os trâmites finais possam ser realizados e, por fim, o edital possa ser publicado.

Nesse sentido, vale frisar que ainda não foram revelados os detalhes acerca da seleção, como quantitativo de vagas, cargos, salários ou requisitos. Portanto, para conhecer todas as informações é necessário aguardar o projeto básico.

Secretaria realizou processo seletivo em 2020

Por fim, também vale lembrar que em 2020 a Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social realizou um processo seletivo para temporários.

Além disso, as oportunidades ofertadas foram para os cargos de Serviço Social, Psicologia e Sociologia, todos de nível superior. Nesse sentido, os aprovados contaram com remunerações de R$2.393,97 e jornadas de trabalho de 30 horas semanais.

Ademais, os candidatos foram avaliados por meio de Análise Curricular e de Memorial, Prova Teórico e/ou Prática e Entrevista Técnica e/ou Comportamental. É igualmente importante destacar que durante a Prova Teórica os inscritos encontraram questões acerca de:

  • Redação de Documentos;
  • Administração Pública;
  • Sistema Único de Assistência Social.
Acompanhe nossas

redes sociais