Pesquisar no blog

Concurso SEC BA: Governador anuncia edital até junho!

icone calendario 03 fev 2022

Boas notícias, concurseiros! Foi anunciado pelo governador do estado que um novo concurso SEC BA será realizado. Ademais, o edital deverá ser publicado ainda neste primeiro semestre, ou seja, até o mês de junho!

O governador Rui Costa anunciou, no dia 1º de fevereiro, durante a abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa, que um novo concurso para a Secretaria de Estado de Educação da Bahia será realizado este ano. Ademais, o edital será divulgado ainda no primeiro semestre de 2022.

Além disso, a seleção consta na Lei Orçamentária Anual de 2022, o que é um ótimo indicativo de que o processo seletivo pode ser realmente realizado. Sendo assim, confira todos os detalhes!

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Concurso SEC BA: novo edital

Portanto, o governador da Bahia anunciou que um novo edital de concurso SEC BA está sendo preparado. Além disso, Costa informou que a seleção será destinada a cidades menores do estado.

Isso porque tais municípios possuem menos interessados nos concursos públicos destinados às grandes cidades, de forma que nesses pequenos lugares existe uma grande rotatividade de profissionais temporários.

“Está sendo encaminhado à SAEB (Secretaria de Administração da Bahia) um novo concurso para professores no estado da Bahia, focados especialmente naquelas cidades menores e mais distantes, onde nós queremos preencher as vagas que, normalmente, em um concurso maior que inclui cidades grandes não viram objeto de desejo das pessoas que fazem concurso”, explicou.

É igualmente importante destacar que ainda não foram revelados maiores detalhes acerca do edital, tais como o quantitativo de vagas, os cargos a serem contemplados e os salários a serem recebidos.

Entretanto, sabe-se que o edital deverá ser publicado ainda neste primeiro semestre de 2022, ou seja, até o mês de junho, de forma que os concurseiros poderão ser avaliados ainda este ano.

Novo concurso havia sido solicitado por deputado

Além disso, é essencial recordar que em 2021 o deputado estadual Tiago Correia protocolou uma indicação, na Assembleia Legislativa, para que o Governa da Bahia contratasse Psicólogos para a área da educação.

Sendo assim, o deputado solicitava a contratação de Psicólogos que auxiliassem alunos e professores da rede pública de ensino, visto que o último relatório anual sobre violações de Direitos Humanos identificou cerca de 87 mil denúncias contra crianças e adolescentes em 2019.

“Na Bahia, seis crianças ou adolescentes sofreram, por dia, entre 2011 e o primeiro semestre de 2018, algum tipo de violência sexual. Isso é simplesmente inaceitável”, disse Tiago Correia.

Ademais, o deputado comentou que o estado deveria seguir o exemplo de São Paulo:

“Lá (São Paulo), o governo estadual anunciou a contratação de psicólogos para a rede pública em setembro do ano passado, após pesquisa apontar que 75% dos alunos e 50% dos professores tiveram alterações emocionais durante o isolamento provocado pela pandemia do coronavírus”, disse.

Entretanto, ainda não se sabe se o novo processo seletivo contará também com oportunidades para a carreira de Psicólogo.

Último concurso SEC BA

Por fim, é importante mencionar que o último concurso SEC BA ocorreu em 2019, quando foram ofertadas 2.491 vagas temporárias para Professor.

Ademais, para concorrer a uma das oportunidades era necessário que os concurseiros possuíssem nível superior em uma das especialidades a seguir:

  • Linguagem com ênfase em Artes;
  • Ciências da natureza – Biologia;
  • Linguagem com ênfase em Educação Física;
  • Ciências humanas – Filosofia;
  • Ciências da natureza – Física;
  • Linguagem com ênfase em Língua Inglesa;
  • Linguagem com ênfase em Língua Portuguesa;
  • Ciências humanas – História;
  • Ciências humanas – Geografia;
  • Matemática;
  • Ciências da Natureza – Química; e
  • Ciências Humanas – Sociologia.

Além disso, durante a seleção os candidatos foram avaliados por meio de Provas Objetivas, em que responderam a 50 questões acerca de Língua Portuguesa, Educação Brasileira, Noções de Igualdade Racial e de Gênero, Conhecimentos Interdisciplinares e Conhecimentos Específicos.

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso SEC BA: Deputado pede novas contratações para a Educação!
Acompanhe nossas

redes sociais