Pesquisar no blog

Concurso SEE MG: 3 mil convocações em 2021, diz governo!

Iago Almeida

icone calendario 06 ago 2021

Atenção concurseiros! Mais de 3 mil aprovados no último concurso SEE MG (Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais), realizado em 2017, serão nomeados ainda em 2021. Mais convocações serão realizadas em 2022.

Concurso SEE MG: nomeações ainda em 2021

Mais de 3 mil aprovados no último concurso da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais , que foi realizado em 2017, serão nomeados ainda neste ano.

A informação foi confirmada por representantes do governo, durante uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado, realizada na última quarta-feira (04).

Vale destacar que o concurso contou com a oferta de cargos nas carreiras de Especialista e Professor de Educação Básica.

A subsecretária de Gestão de Recursos Humanos da SEE, Ana Costa Rego, afirmou que serão 1.000 nomeações nas primeiras quinzenas de setembro, de outubro e de novembro.

“Essas nomeações, somadas a outras 5 mil já feitas, vão totalizar 8 mil nomeações que foram objeto de compromisso do governador para este ano. Só não as fizemos antes por causa de dificuldades na perícia médica em razão da pandemia”, explicou ela.

A secretária ainda pediu paciência ao restante dos aprovados, 2.000, que serão convocados, segundo previsão, a partir do próximo ano. Isso depois de reunião com a categoria e excedentes.

Por outro lado, para a coordenadora-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais, Denise de Paula Romano, é necessário ampliar as nomeações, uma vez que os números são insuficientes.

“O anúncio agora da retomada das nomeações é uma conquista coletiva da categoria. Apesar disso, o número ainda é insuficiente diante dos números de contratos temporários do Estado e da necessidade da área”, enfatizou.

Concurso SEE MG: deputada cobra agenda de nomeações

Afirmando ser importante para retomar o processo parado, a deputada Beatriz Cerqueira (PT), presidenta da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), solicitou que o governo apresente um cronograma.

Segundo ela, isso daria mais previsibilidade a outras nomeações para a categoria do estado.

Beatriz contou ainda que as duas decisões judiciais aumentaram a discussão na ALMG, o que culminou na sanção da  Lei 23.750, de 2020 , estabelecendo que o Poder Executivo dê prioridade ao concurso para suprir a insuficiência de pessoal.

Apesar disso, a deputada afirmou que a folha de pagamento da Secretaria de Estado de Educação de junho deste ano apontou que são 113.039 contratos temporários e 91.264 efetivos na área.

Vale destacar que, com os dados, houve caída nas nomeações ao longo dos anos. Em 2017, foram 15.409 nomeações; em 2018, 7.234; em 2019, 3.097; e, até outubro de 2020, 1.153.

“O governo tem tornado regra uma situação que deveria ser excepcional, que á a contratação temporária. A regra para o ingresso no serviço público deve ser o concurso”, afirmou.

Último concurso SEE MG teve oferta de 16 mil vagas

Publicado em 2017, o último concurso da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais ofertou 16.700 vagas.

As oportunidades foram distribuídas entre cargos para Professores de Educação Básica, que recebeu mais de 130 mil inscritos, e Especialistas em Educação Básica (Orientação Educacional/Supervisão Pedagógica), que recebeu mais de 47 mil concorrentes.

Na época, o salário inicial para as carreiras era de R$ 2.135,64 para jornada de trabalho de 24 horas semanais. 

A avaliação dos candidatos aconteceu por meio de provas objetivas, com 60 questões, que foram aplicadas em caráter eliminatório e classificatório.

Foram 10 questões de Português, 10 de Matemática, 10 de Conhecimentos Didático-pedagógicos e 30 de Conhecimentos Específicos.

Saiba mais sobre o Concurso SEE MG: Comissão formada. Vagas de nível médio e superior!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais