Pesquisar no blog

Concurso SEE MG: Nova seleção é cobrada!

Durante audiência na Assembleia Legislativa, profissionais e deputados cobram concurso SEE MG, além da continuidade das convocações.

Na audiência, foi constatado que a SEE MG encontra-se com cerca de 110 mil contratados temporários, que não realizaram concurso público, e vem sofrendo muito com a falta de pessoal. Dessa maneira, foram requeridas novas nomeações e a abertura de uma nova seleção.

Concurso SEE MG: situação atual

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais possui um déficit de servidores efetivos tão grande que mesmo que todos os classificados do último concursos sejam nomeados, o órgão continuará a ter cargos vagos na educação. Essa foi a ponderação da Presidente Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG, deputada Beatriz Cerqueira da ALMG.

De acordo com a deputada, devido ao grande número de contratados e a lenta progressão da carreira da educação no Estado, a realização de um concurso não representaria um aumento de despesa para o setor público. 

Conforme a professora Denise Romano, coordenadora do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), existem no órgão mais servidores temporários do que efetivos, os quais são vítimas de vulnerabilidade financeira e profissional em razão da falta de estabilidade no cargo.

Para fechar, a subsecretária de Gestão de Pessoas da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado – SEPLAG, Kênnya Kreppel Duarte, afirmou que o governo pretende continuar com a substituição de professores designados por concursados, e não descartou uma nomeação ainda mais ampla do que as 16 mil vagas ofertadas no concurso.

As nomeações e da posse dos professores aprovados no edital de 2017 foram interrompidas devido a pandemia de Covid-19. Só em 2019 foi anunciada a nomeação de mais de 8 mil servidores.

Uma parte das chamadas foi concluída. Entretanto, ainda faltam mil nomeações, que estavam previstas para o primeiro semestre de 2020 e foram interrompidas, bem como a continuidade das outras 4 mil que foram compromissadas para esse ano.

Segundo a Seplag, a retomada destas mil primeiras nomeações acontecerá apenas nas macrorregiões do Estado que avançarem para a Onda Verde do Plano Minas Consciente, criado pelo governo para orientar a normalização das atividades após as medidas de isolamento social.

Último concurso SEE MG

O último concurso público SEE MG foi publicado em dezembro de 2017. A realização da seleção tinha como objetivo preencher 16.700 mil vagas para os cargos das carreiras de Especialista em Educação Básica e Professor de Educação Básica.

A seleção ficou sob a responsabilidade da Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) e oferece uma remuneração inicial de R$2.135,64, para ambos os cargos.

As vagas foram distribuídas da seguinte maneira:

Especialista em Educação Básica – EEB – Nível I – Grau A:

  • Orientação Educacional/Supervisão Pedagógica (700);

 

Professores de Educação Básica nas disciplinas de:

  • Arte/Artes (1209);
  • Biologia/Ciências (1171);
  • Educação Física (1076);
  • Filosofia (767);
  • Física (1430);
  • Geografia (1107);
  • História (1143);
  • Língua Estrangeira Moderna – Inglês (1721);
  • Língua Portuguesa (2224);
  • Matemática (2489);
  • Química (868); e
  • Sociologia (796).

 

Carga Horária de Trabalho:

a) Especialista em Educação Básica – EEB – Nível I Grau A: 24 (vinte e quatro) horas semanais.

b) Professor de Educação Básica – PEB – Nível I Grau A – Arte/Artes, Biologia/Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna – Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia: de 8 (oito) a 24 (vinte e quatro) horas semanais.

Etapas do último concurso

Prova Objetiva

A primeira etapa foi composta por uma Prova Objetiva de Múltipla Escolha, de caráter eliminatório e classificatório, dividida entre as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa
  • Matemática
  • Conhecimentos Didático-pedagógicos
  • Conhecimentos Específicos

 

As Provas Objetivas foram aplicadas no dia 08/04/2018, no Estado de Minas Gerais, nas cidades sedes das SRE, constantes do Anexo do Edital (ao final da matéria). Os candidatos que concorreram às vagas para municípios das SRE Metropolitanas A, B e C realizaram as provas em Belo Horizonte.

Logo após a realização da prova, a requerimento do deputado Sargento Rodrigues e da Comissão de Educação houve a anulação da sua aplicação do concurso SEE MG 2017 em razão denúncias de descumprimento das regras estabelecidas pelo edital e de fraude.

A anulação foi solicitada com urgência e se deu pelo uso indevido de aparelhos celulares nos ambientes de prova, havendo suposto vazamento do caderno de questões e atraso para o início da prova. Em 20 de abril de 2020 foi então publicado o ato de anulação e reaplicação da prova objetiva em Montes Claros, Pirapora e Varginha

Pontuação mínima para aprovação foi de 15 pontos (50%) em Conhecimentos Gerais (Língua Portuguesa + Matemática + Conhecimentos Didático-pedagógicos) e 15 pontos (50%) em Conhecimentos Específicos.

Prova de Títulos

A avaliação de Títulos, de caráter classificatório se dividiu em Títulos de Formação Acadêmica e Títulos de Tempo de serviço.

Histórico de Notícias

06/09/2021

Concurso SEE MG: Aprovados do edital de 2017 são convocados!

Nomeações dos aprovados no último concurso SEE MG, ocorrido em 2017, foram realizadas no dia 03 de setembro de 2021! Saiba mais sobre o processo.

Continuar lendo
06/08/2021

Concurso SEE MG: 3 mil convocações em 2021, diz governo!

Continuar lendo
30/04/2021

Concurso SEE MG: Novo edital previsto; saiba como foi a última prova!

O edital para o concurso SEE MG em 2021 já é previsto e pedido pela Secretaria de Educação de Minas Gerais, confira como foram as etapas da útlima seleção.

Continuar lendo
19/04/2018

Concurso Educação MG (SEE MG): Novas provas serão aplicadas em três cidades!

Concurso Educação MG (SEE MG): Devido a problemas na aplicação de provas, três cidades terão novas avaliações no dia 29 de abril de 2018!

Continuar lendo
20/02/2018

Concurso SEE MG: Nova retificação permite inscrição presencial!

Concurso SEE MG: Oferece 16.700 vagas para Especialista em Educação Básica e Professor de Educação Básica, com nível superior e salários de R$ 2.135,54!

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais