Pesquisar no blog

Processo Seletivo SEE MG: Edital publicado. Cargo Analista de Educação Básica!

Atenção, concurseiros! Um novo Processo Seletivo SSE MG (Secretaria de Educação de Minas Gerais) foi iniciado para a contratação de 460 novos funcionários. As oportunidades são para o nível superior e os salários passam os R$ 2,6 mil por mês!

Se interessou pelo certame? Então saiba mais!

 

Processo Seletivo SEE MG: Como realizar a inscrição?

Os interessados no certame poderão se inscrever entre os dias 28 de janeiro e 03 de fevereiro. Para realizar o cadastro, bastará acessar o site da Educação  de Minas Gerais e preencher o que for requisitado.

Esse Processo Seletivo, em específico, não cobrará taxa de inscrição, ou seja, todo o concurso  será gratuito.

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Cargos e Vagas no concurso SEE MG

As 460 vagas ofertadas são para a carreira de Analista da Educação Básica, sendo que desse total, 230 são para a função de Psicólogo enquanto que as 230 restantes são para Assistentes Sociais.

É importante destacar que as vagas são temporárias e que os contratos terão duração de doze meses. No entanto, será possível estender esse período por mais 12 meses.

Quem pode participar do Processo Seletivo SEE MG?

Como já mencionado, as oportunidades ofertadas pelo novo Processo Seletivo da SEE de Minas Gerais são de nível superior e, além disso, requerem formação em áreas específicas.

Para atuar como Analista de Educação Básica – Psicólogo será necessário apresentar diploma de formação superior em Psicologia. Enquanto isso, para a função de Assistente Social, será obrigatório ter formação em Serviço Social.

Atribuições dos cargos

Serão atividades atribuídas aos profissionais Analistas de Educação Básica, tanto da Psicologia como da Assistência Social, as seguintes atividades:

  • Realizar promoção da aprendizagem e utilização de estratégias participativas junto à comunidade escolar, estudantes e suas famílias;
  • Articulação e desenvolvimento de ferramentas que contribuam para relações de qualidade no ambiente escolar, visando prevenir e minimizar os problemas educacionais;
  • Defesa de práticas que considerem a realidade escolar mineira, a diversidade cultural e as dimensões psicossociais das comunidades educacionais; e
  • Aplicação dos conhecimentos de Psicologia e de Serviço Social para a melhoria dos processos educacionais.

 

Psicólogos

Adentrando nas especialidades, o Analista de Educação Básica – AEB, na função de Psicólogo, em sua atuação junto às escolas, portanto, deverá:

  • Realizar análise institucional da escola, para proposição da melhoria das condições do processo educacional;
  • Participar da elaboração, atualização e execução do Projeto Político-Pedagógico, considerando as questões relacionadas ao desenvolvimento do estudante, quanto à aprendizagem e aos relacionamentos interpessoais no ambiente escolar;
  • Fomentar e implementar práticas dialogadas de resolução de conflitos no ambiente escolar em parceria com os demais profissionais da escola e com envolvimento dos estudantes;
  • Construir e desenvolver estratégias juntamente com os demais profissionais da escola, que levem em consideração os desafios contemporâneos;
  • Propor e desenvolver formações para os demais profissionais da escola, relacionadas às fases do desenvolvimento humano, aprendizagem, relações interpessoais que permeiam o processo educativo, dimensão subjetiva das experiências educacionais entre outros temas, de acordo com a necessidade da escola e da política educacional;
  • Participar das reuniões promovidas pela escola, sempre que necessário;
  • Elaborar relatórios das intervenções realizadas, que subsidiem a construção de políticas públicas de educação;
  • Promover ações de prevenção e intervenção às práticas de violação de direitos que impactam negativamente no processo de escolarização e do desenvolvimento humano, articulando com a rede de proteção da criança e adolescente, propondo encaminhamentos para outros profissionais especializados, quando necessário;
  • Promover ações que estimulem a participação dos estudantes no ambiente escolar e o protagonismo juvenil;
  • Orientar especialistas e professores na relação com os estudantes, visando à implementação de uma metodologia de ensino que favoreça a aprendizagem e o desenvolvimento de todos os estudantes;
  • Realizar programas de desenvolvimento integral dos estudantes, abordando temas como orientação profissional, violência, sexualidade, prevenção ao uso de drogas na perspectiva da redução de danos e saúde mental, visando a um melhor aproveitamento e atualização do potencial humano.

 

Assistentes Sociais

Enquanto isso, o Analista de Educação Básica, na função de Assistente Social, em sua atuação junto às escolas, deverá:

  • Contribuir para o ingresso, retorno, permanência e sucesso do estudante, desenvolvendo ações de intervenções para minimizar os problemas sociais que impactam no processo de escolarização;
  • Desenvolver estratégias para estimular a participação da família na escola e no processo educativo dos estudantes;
  • Realizar ações que contribuam para o acolhimento e a permanência dos estudantes no ambiente escolar;
  • Participar das reuniões promovidas pela escola, sempre que necessário;
  • Elaborar relatórios das intervenções realizadas, que subsidiem a formulação de políticas públicas de educação;
  • Promover ações que estimulem a participação dos estudantes no ambiente escolar e o protagonismo juvenil;
  • Articular junto à comunidade escolar e à rede parceira da escola estratégias que favoreçam as ações do Programa Saúde na Escola no ambiente escolar;
  • Orientar as escolas estaduais quanto a benefícios, direitos sociais dos alunos, bem como, deveres dos pais e/ou responsáveis e fazer os encaminhamentos necessários;
  • Fortalecer a rede social de apoio existente na comunidade para o desenvolvimento da comunidade escolar.

 

Como serão as avaliações do Processo Seletivo SEE MG?

O Processo Seletivo Simplificado da SEE MG não contará com Provas Objetivas ou Discursivas, somente com Avaliações de Títulos. Essa Avalição constituirá a primeira fase do certame, que, no total, terá duas fases.

Confira como será contabilizada a pontuação dos candidatos de acordo com a formação acadêmica:

 

Vale dizer que os candidatos serão avaliados, também, por suas experiências profissionais nas áreas exigidas no edital, confira:

 

Os documentos para comprovação de formação superior e de experiência profissional deverão ser enviados entre os dias 28 de janeiro e 03 de fevereiro. Somente os candidatos com as maiores pontuação nesta primeira fase de avaliação é que serão convocados, por fim, para a segunda etapa.

Entrevista Técnico-Comportamental

A segunda fase do certame, portanto, será constituída pela Entrevista Técnico-Comportamental. Somente os candidatos que obtiverem as melhores notas comprovadas ao final da 1ª etapa e que sejam contemplados no quantitativo de 5 vezes o número de vagas ofertadas por função/localidade é que serão convocados.

Nessa etapas, serão observados os critérios que dizem respeito à Capacidade de trabalho em equipe, Habilidade de comunicação e, por fim, o Conhecimento e domínio de conteúdo da área de atuação.

Histórico de Notícias

10/06/2022

Concurso SEE MG: Governo anuncia a nomeação de 2.030 aprovados!

O Governo de Minas Gerais anunciou a nomeação de 2.030 aprovados no concurso SEE MG de 2017, visto que foi prorrogada a validade dessa seleção. Confira!

Continuar lendo
04/02/2022

Processo Seletivo SEE MG: Inscrições prorrogadas. 460 vagas!

Estão prorrogadas as inscrições para o Processo Seletivo SEE MG, que oferta nada menos que 460 vagas para o nível superior. Não perca o novo prazo!

Continuar lendo
21/01/2022

Processo Seletivo SEE MG: Saiu o edital. 460 vagas!

Atenção, concurseiros! Foi iniciado o Processo Seletivo SEE MG, que oferta nada menos que 460 vagas para o nível superior. Saiba mais!

Continuar lendo
06/09/2021

Concurso SEE MG: Aprovados do edital de 2017 são convocados!

Nomeações dos aprovados no último concurso SEE MG, ocorrido em 2017, foram realizadas no dia 03 de setembro de 2021! Saiba mais sobre o processo.

Continuar lendo
06/08/2021

Concurso SEE MG: 3 mil convocações em 2021, diz governo!

Continuar lendo
30/04/2021

Concurso SEE MG: Novo edital previsto; saiba como foi a última prova!

O edital para o concurso SEE MG em 2021 já é previsto e pedido pela Secretaria de Educação de Minas Gerais, confira como foram as etapas da útlima seleção.

Continuar lendo
19/04/2018

Concurso Educação MG (SEE MG): Novas provas serão aplicadas em três cidades!

Concurso Educação MG (SEE MG): Devido a problemas na aplicação de provas, três cidades terão novas avaliações no dia 29 de abril de 2018!

Continuar lendo
20/02/2018

Concurso SEE MG: Nova retificação permite inscrição presencial!

Concurso SEE MG: Oferece 16.700 vagas para Especialista em Educação Básica e Professor de Educação Básica, com nível superior e salários de R$ 2.135,54!

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais