Concurso Seeduc RJ 2023: Secretaria inicia preparativos do edital!

icone calendario 11 jul 2023

Boa notícia, concurseiros! A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro iniciou os preparativos para o lançamento do edital do novo concurso Seeduc RJ para efetivos!

De acordo com a autarquia, está sendo analisado o número de cargos vagos na rede estadual, que serão preenchidos com o certame.

Esse estudo deve ser concluído até o final de 2023 para ser entregue a comissão do Regime de Recuperação Fiscal (RRF), responsável por avaliar a autorização do concurso.

Lembrando que o STF (Supremo Tribunal Federal) autorizou a realização de concursos para o preenchimento das vacâncias dos estados que aderirem ao Regime de Recuperação Fiscal .

Além disso, excluiu as despesas executadas com recursos afetados a fundos públicos especiais do teto de gastos dos estados que aderirem ao RRF.

Em outras palavras, enquanto o Regime de Recuperação Fiscal ajuda no pagamento das dívidas dos estados junto à União, os estados devem adotar medidas de controle das contas locais. 

O Rio de Janeiro aderiu ao RRF, por isso precisa do seu aval para realização do concurso.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Governador garantiu autorização do novo concurso Seeduc RJ para efetivos!

Em janeiro de 2023, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, afirmou que a Educação seria uma prioridade em seu mandato, portanto, um concurso para professores já estaria autorizado em 2023.

“Temos um déficit de professores, principalmente em disciplinas como Química, Física, Biologia e Matemática. Autorizei a preparar um concurso grande, sobretudo, para matérias em que a gente tem mais dificuldades. Será em 2023”, disse o governador.

De acordo com o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe RJ), a rede estatual tem uma carência de mais de 7 mil professores.

Para reverter o déficit, foi autorizada a convocação de vários aprovados nos concursos Seeduc 2013 e 2014. Além disso, foi publicado o edital de um processo seletivo para temporários, visando suprir as necessidades que surgirão ao longo do ano de 2023. Saiba mais detalhes, clicando aqui!

Como foi o último concurso?

O último concurso foi realizado em 2014 para o preenchimento de mais de 1.000 vagas de Professor.

Na ocasião, os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e analise de títulos.

A prova objetiva consistiu em 50 questões de múltipla escolha, divididas em três blocos:

Bloco I

  • Português: 10 questões, sendo eliminado quem não obteve, no mínimo, dez pontos.

Bloco II

  • Conhecimentos Gerais e Pedagógicos: 10 questões, sendo eliminado quem não alcançou, ao menos, dez pontos.

Bloco III

  • Conhecimentos Específicos: 30 questões, sendo eliminado o candidato que não obteve no mínimo 30 pontos.

Posteriormente, os candidatos tiveram seus títulos analisados de acordo com a seguinte tabela:

Confira todos os detalhes do edital, clicando aqui!

Saiba mais sobre o Concurso Seeduc RJ: Edital para temporários publicado. 1.510 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais