O concurso Sefa PR teve nova data definida para a reaplicação das provas após a suspensão das avaliações do turno da tarde no último domingo, em Curitiba/PR (e demais locais de aplicação previstos no edital). A decisão ocorreu por determinação da banca Cebraspe, em conjunto com a Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná, devido à necessidade de ajustes nos procedimentos de aplicação das etapas.
Com isso, os candidatos que aguardavam a sequência do exame ainda no mesmo dia foram surpreendidos com o adiamento das provas P2 (Conhecimentos Específicos) e P3 (Discursiva), que seriam realizadas após a prova da manhã. A Sefa-PR informou que já cobrou providências da organizadora e confirmou que o novo cronograma seria divulgado oficialmente no site do certame.
De acordo com o cronograma atualizado divulgado pelo Cebraspe, as provas remarcadas do concurso Sefa PR serão aplicadas em 22 de fevereiro de 2026.
Confira as principais datas:
- Aplicação da prova objetiva e da prova discursiva: 22 de fevereiro de 2026;
- Consulta individual aos gabaritos oficiais preliminares da prova objetiva: 24 a 26 de fevereiro de 2026;
- Divulgação do padrão preliminar de respostas da prova discursiva (P3): 24 de fevereiro de 2026;
- Prazo para recursos (P2 e P3): 25 e 26 de fevereiro de 2026;
- Divulgação dos gabaritos oficiais preliminares da prova objetiva (P2): 27 de fevereiro de 2026;
- Resultado final das objetivas e resultado provisório da discursiva: 25 de março de 2026.
Inicialmente, o concurso Sefa PR teria provas aplicadas em dois turnos, no domingo, 25 de janeiro. Entretanto, apenas a etapa do período da manhã ocorreu normalmente.
As avaliações previstas para o período da tarde, Conhecimentos Específicos (P2) e Discursiva (P3), foram suspensas com justificativa de que seriam necessários ajustes operacionais no processo de aplicação, conforme comunicados oficiais.
Em nota, a Secretaria da Fazenda do Paraná explicou que o adiamento foi motivado pela necessidade de correções no procedimento de execução das etapas, destacando que providências já foram cobradas da banca organizadora.
Na parte da manhã, os candidatos realizaram a prova P1 (Conhecimentos Gerais), com 80 questões distribuídas entre diversas disciplinas.
Veja as matérias cobradas:
- Língua Portuguesa: 10 questões;
- Direito Constitucional, Administrativo e Estatuto da Criança e do Adolescente: 10 questões;
- Direito Tributário: 5 questões;
- Raciocínio Lógico e Matemático: 5 questões;
- Matemática Financeira: 5 questões;
- Administração Pública: 5 questões;
- Administração Financeira e Orçamentária (AFO): 10 questões;
- Noções de Economia e Noções de Finanças Públicas: 10 questões;
- Noções de Tecnologia da Informação: 10 questões;
- Noções de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP): 10 questões.
Com a nova data definida, o candidato deverá se preparar para as duas etapas restantes: A prova específica será composta por 50 questões, com conteúdos direcionados à carreira. Já a prova discursiva será formada por uma questão dissertativa, comum para todos, sobre tema relacionado à Gestão Pública.
O edital estabelece que as provas objetivas (P1 + P2) somam até 155 pontos.
Além disso:
- será reprovado o candidato que obtiver nota inferior a 78 pontos nas provas objetivas;
- para ter a discursiva corrigida, será necessário estar classificado dentro dos limites previstos no edital.
Com a retomada do cronograma, a expectativa agora é que o concurso Sefa PR siga normalmente até a publicação dos resultados e etapas seguintes, conforme previsto pela banca organizadora.