Pesquisar no blog

Concurso Sefaz AC: Edital continua em pauta, entenda!

icone calendario 02 set 2021

O concurso Sefaz AC ainda permanece em pauta e os trâmites para lançamento de edital devem ser iniciados em breve.

A Secretaria de Fazenda do Acre apresenta uma grande defasagem no quadro de efetivos e novas seleções são necessárias. Um concurso para contratar Auditores Fiscais está sendo discutido e é possível que seja iniciado muito em breve.

De acordo com o Sindifisco, a grande quantidade de vacâncias na Sefaz AC se deu por conta de transferências dos servidores para outros Estados, por conta de aposentadorias e devido a mortes por Coronavírus.

Dos 140 cargos de Auditores que deveriam estar ocupados, somente 92 estão com funcionários na ativa. Para piorar a situação, desses 92, 30 Auditores já estão aptos para se aposentar.

Com essas informações, a Secretária da Sindifisco, Leyla Alves, exigiu que a Secretaria de Fazenda do Acre se organize para lançar um novo edital no médio prazo.

A expectativa é que o edital possa ser lançado até o final de 2021 ou início de 2022.

Sindifisco se pronunciou quanto as aposentadorias

Leyla Alves, a secretária da Sindifisco, se pronunciou sobre as aposentadorias prestes a acontecer na Sefaz AC:

Se aposentarem hoje, por exemplo, fica um caos na divisão tributária. Pedimos para o governador essa vacância e explicamos que isso prejudica a arrecadação. Expomos isso para ele, que sinalizou positivo, mas sem data. Nossa expectativa é de seja para 2022.

Frente ao pronunciamento de Alves, o governador do Acre , Gladson Cameli, garantiu que a Procuradoria Geral do Estado estará à disposição para contribuir na viabilização de um novo concurso Sefaz AC.

Outro ponto debatido pelo sindicato com o Governador foi o ajuste da Lei Orgânica, que diz sobre os Auditores Fiscais do Acre e seus direitos, deveres e obrigações, bem como a otimização da jornada de trabalho desses servidores.

O sindicato pautou também que a crise no Estado poderá ser agravada devido a falta de concursos públicos para o administrativo, que não contrata pessoal há mais de 30 anos. Dessa forma, todos os servidores já estão aptos a se aposentar e administração ficará sem funcionários.

Último concurso Sefaz AC Auditores ocorreu há mais de dez anos

A última seleção de Auditores da Sefaz do Acre aconteceu em 2009 e ofertou 20 vagas imediatas.

O concurso foi organizado pelo Cebraspe, na época ainda conhecido como Cespe, e registrou 4.083 inscrições. Com isso, o certame apresentou uma concorrência de 203,9 candidatos por vaga.

A validade do concurso foi de apenas um ano e foi prorrogada pelo mesmo período por uma vez.

Os candidatos foram avaliados por duas Provas Objetivas e depois passaram por um curso de Formação.

Saiba mais sobre o Concurso Sefaz Acre: Edital iminente. 164 vagas de níveis médio e superior!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais