Pesquisar no blog

Concurso Sefaz AL: Edital sai até 25 de junho!

Iago Almeida

icone calendario 16 jun 2021

Motivo para comemorar concurseiro! Previsto para ser divulgado no final do mês, o edital do concurso Sefaz AL (Secretaria de Fazenda de Alagoas) será publicado até o dia 25 de junho. Ao todo, serão abertas 35 vagas à nível superior.

Concurso Sefaz AL: edital antecipado

O edital do concurso Sefaz de Alagoas será antecipado. Antes o documento estava previsto para ser divulgado após o documento da Secretaria de Educação (Seduc AL), mas sairá primeiro.

A informação foi confirmada pelo o secretário do Planejamento de Gestão e Patrimônio (Seplag), Fabrício Marques Santos.

O secretário afirmou que o edital da Seduc AL ficará por último, devido à questões técnicas, sendo publicado na última semana de junho ou primeira semana de julho.

Apesar da mudança anunciada na semana de publicação do documento, as provas seguem confirmadas para aplicação em setembro, segundo havia anunciado a Secretaria da Fazenda de Alagoas .

Concurso Sefaz AL: vagas, cargos e salários

O concurso estará ofertando, ao todo, 35 vagas, sendo 25 para Auditores Fiscais da Fazenda Estadual e 10 para Auditores de Finanças, Controle e Arrecadação.

Vale ressaltar que ambas as carreiras exigem o nível superior em qualquer área, para inscrição de candidatos. Não haverá formação de cadastro de reserva.

Além disso, os aprovados terão salários de R$ 8.264,90 (Auditor de Finanças e Controle) e R$ 9.471,42 (Auditor Fiscal); os valores são de dados de 2019. 

O secretário da Fazenda, George Santoro, afirmou que a expectativa é de que os auditores sejam nomeados até dezembro de 2021. Eles serão lotados somente em Maceió.

Último concurso Sefaz AL

Publicado em 2019, o último concurso da Secretaria de Fazenda de Alagoas contou com a oferta de 85 vagas.

Entretanto, o número não foi suficiente para suprir a necessidade de contratações, uma vez que os servidores migraram para outros estados, como informou em nota a Sefaz AL.

“A possibilidade de realização de um novo concurso já é discutida, devido alguns auditores que assumiram recentemente o cargo optarem por outros estados onde foram aprovados em certames anteriores. Rio Grande do Sul e Bahia nomearam servidores; no Distrito Federal o concurso foi finalizado; já em Goiás, a justiça determinou a nomeação”, disse a pasta.

Com a organização do Cebraspe, os candidatos foram avaliados por meio de duas etapas, sendo provas objetivas e discursivas. 

O exame objetivo foi composto de questões no modelo “verdadeiro ou falso” – tradicional da banca, e aplicada com 04 horas e meia de duração.

Os candidatos inscritos tiveram que responder, ao todo, 160 questões sobre as seguintes disciplinas:

  • Tecnologia da Informação
  • Português
  • Direito Constitucional
  • Direito Administrativo
  • Direito Tributário
  • Direito Civil
  • Direito Penal
  • Direito Empresarial
  • Contabilidade Geral
  • Raciocínio Lógico
  • Economia

Depois, no exame discursivo, que teve duração de 03 horas, foram aplicados dois estudos de caso para cada cargo ofertado.

E, para ser aprovado, o candidato precisou obter nota igual ou superior a 20 pontos na parte de Conhecimentos Básicos, 18 pontos em Conhecimentos Específicos e 48 pontos ou mais no conjunto das avaliações.

Por outro lado, na avaliação discursiva, foi preciso ter 15 pontos ou mais. Os classificados foram contratados por meio do regime estatutário.

Saiba mais sobre o Concurso SEFAZ AL: Novo edital está autorizado!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais