Pesquisar no blog

Concurso Sefaz CE: Terá um segundo edital este ano, diz secretária!

Iago Almeida

icone calendario 27 abr 2021

Com edital previsto para ser publicado nos próximos dias, a secretária de Fazenda do Ceará, Fernanda Pacobahyba, afirmou que haverá ainda um outro edital publicado ainda em 2021 para o concurso Sefaz CE . A intenção é preencher vagas de Auditor Fiscal Adjunto.

Concurso Sefaz CE: dois editais em 2021

O concurso da Secretaria de Fazenda do Ceará pode contar com dois editais ainda em 2021. A informação foi confirmada durante reunião no último dia 22 de abril, entre membros do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf CE) e a secretaria.

Na ocasião, a secretária afirmou que não teve como incluir o cargo no próximo edital que está previsto para publicação nos próximos dias, isso porque existe uma dúvida do ponto de vista legal quanto à realização da seleção para o cargo de Auditor Fiscal Adjunto.

Com isso, a secretaria enviou um ofício no último dia 5 de abril, à Procuradoria Geral do Estado (PGE), pedindo que se manifeste sobre a dúvida criada.

“Dessa forma, a secretária Fernanda Pacobahyba confirmou o próximo concurso da Sefaz sem a inclusão do cargo de auditor fiscal adjunto, ao mesmo tempo em que ratificou a intenção de esperar a manifestação da PGE para proceder com a realização de seleção específica para este cargo”, afirmou o sindicato.

Caso o ofício seja aceito, a secretária da Fazenda afirmou que realizará um novo concurso para a carreira ainda em 2021. Ela se comprometeu com a ação, entretanto, o sindicato disse não concordar.

Assim, o sindicato afirmou ainda que o seu Departamento Jurídico encaminhará à Procuradoria Geral do Estado um outro ofício expondo as razões para a realização do concurso para a carreira.

Concurso Sefaz CE: primeiro edital

Enquanto não há decisão sobre um novo edital, um primeiro já está confirmado para preencher 100 vagas em quatro carreiras, sendo:

  • Auditor Fiscal da Receita Estadual;
  • Auditor Fiscal Contábil-Financeiro;
  • Auditor Fical Jurídico; e
  • Auditor Fiscal de Tecnologia da Informação.

exigência de nível superior para disputar uma das vagas: formação em qualquer área para Auditor Fiscal da Receita Estadual e formação em área específica para os demais cargos.

Além disso, a remuneração é bem atrativa para as carreiras. Segundo valores de janeiro de 2020, o salário inicial pode chegar a R$ 16.045,30, já contando com as gratificações e prêmios por desempenho fiscal.

A oferta é de vagas imediatas e não há previsão de formação de cadastro reserva, segundo a secretaria. Os aprovados terão jornada de trabalho de 40 horas semanais e serão contratados em regime estatutário.

“Não pretendemos formar cadastro de reserva, as nomeações serão imediatas devido à urgência da necessidade de pessoal”, disse a secretária.

O edital já está atrasado, devido aos ajustes na lei de cotas para negros, que foi sancionada recentemente pelo governo do estado. Entretanto, a previsão é que seja divulgado nos próximos dias, com reserva de 20% das vagas para negros.

“O Estado do Ceará aprovou, recentemente, uma lei de cota para negros e fizemos questão de adequar o edital para essa lei […] os ajustes foram aprovados na Assembleia Legislativa hoje (15/04). Nossa ideia é que Cebraspe e comissão consigam entregar esse edital entre dez e 15 dias”, completou a secretária.

Concurso Sefaz CE pode ter 300 aprovados na segunda etapa

A avaliação dos candidatos inscritos no concurso da Secretaria da Fazenda do Ceará serão avaliados por meio de três etapas, segundo o projeto básico do certame.

As provas objetivas, discursivas e de títulos serão realizados na cidade de Fortaleza, capital do Ceará, em um único domingo, de manhã e à tarde.

A prova objetiva será a primeira etapa e contará com 160 questões de Conhecimentos Gerais e Específicos, onde os candidatos deverão escolher entre as opções de “certo” ou “errado”.

Depois, as provas discursivas, na segunda etapa, será composta por duas questões, com até 20 linhas cada, e um estudo de caso, com até 45 linhas. 

“Em um total de 300 correções, respeitados os empates na última posição”, diz o projeto básico, que afirmas que somente serão corrigidas as avaliações dos candidatos aprovados na objetiva, classificados em até três vezes a quantidade de vagas ofertadas para cada cargo

E a terceira e última etapa é a prova de títulos; ela será aplicada aos aprovados nas fases anteriores do certame.

Saiba mais sobre o Concurso SEFAZ CE: Edital é publicado com 94 vagas imediatas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais