Pesquisar no blog

Concurso Sefaz DF: Novo edital em 2022, diz secretário!

icone calendario 22 set 2021

Um novo concurso Sefaz DF será realizado, com edital previsto para 2022, de acordo com o secretário da Economia.

Durante entrevista, o secretário da Economia do Distrito Federal , André Clemente, anunciou que um novo concurso Sefaz DF será feito, e informou que o edital será aberto em 2022.

“Devemos fazer outro concurso para Auditor de Receita, na área de Tecnologia”, disse.

Sendo assim, o próximo concurso da Secretaria de Estado da Fazenda do DF deverá contar com oferta de vagas para Auditor Fiscal, com foco na área de Tecnologia da Informação (TI).

Outros detalhes sobre o concurso ainda não foram revelados, como as previsões, quantitativo de vagas ou requisitos, nem mesmo se o concurso já foi autorizado ou não. No entanto, o aval deve constar em breve no Diário Oficial do estado.

Outro concurso Sefaz DF aconteceu recentemente

Outro concurso Sefaz DF teve suas provas aplicadas em 2020, quando logo em seguida precisou ser suspenso por conta do avanço da pandemia da Covid-19. Recentemente, este ano, o concurso foi retomado e o resultado final das avaliações foi publicado.

Com isso, o secretário André Clemente assegurou, na última terça-feira, 20 de setembro, que as 120 convocações que constam no edital serão realizadas no mês de outubro.

Além disso, tal informação foi confirmada pela Febrafite (Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais) por meio de uma nota oficial.

Como foram as provas do último concurso?

Os candidatos inscritos no último concurso da Secretaria de Estado da Fazenda do Distrito Federal realizaram provas objetivas e discursivas. Na avaliação objetiva, 160 questões foram respondidas sobre as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • Conhecimentos sobre o Distrito Federal;
  • Contabilidade Pública;
  • Direito Administrativo, Constitucional, Civil, Empresarial, Penal;
  • Economia e Finanças Públicas;
  • Tecnologia da Informação;
  • Matemática Financeira, Estatística e Raciocínio Lógico;
  • Auditoria Fsical do ICMS e do ISS;
  • Contabilidade Geral e de Custos;
  • Direito Financeiro, Tributário;
  • Legislação Tributária.

Além disso, a prova discursiva foi dividida em 2 partes, de maneira que os candidatos deveriam elaborar uma dissertação de no mínimo 30 linhas e, ainda, responder a 2 questões de no máximo 20 linhas.

Novo concurso Sefaz DF é necessário

O quadro de pessoal da Sefaz DF conta com grandes defasagens, de maneira que as convocações prometidas pelo secretário, bem como a realização de novos concursos para a Secretaria são extremamente necessários.

De acordo com a Febrafite, apenas 391 auditores estão ativos no quadro de funcionários no momento. Os números anunciam emergência para a Secretaria, visto que segundo a lei o quantitativo de servidores necessários para a fiscalização da receita tributária do estado é de 1.000 pessoas.

Além disso, o grande deficit de funcionários se dá pela quantidade de tempo sem novos concursos. Isso porque antes do concurso realizado recentemente, os últimos certames para a Sefaz DF apenas aconteceram em 2001 e 2002.

Saiba mais sobre o Concurso Sefaz DF: Novo certame previsto para 2022!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais