Pesquisar no blog

Concurso Sefaz PR: Nova comissão organizadora para Agente Fazendário!

Iago Almeida

icone calendario 11 ago 2021

Atenção concurseiros! Uma nova comissão foi formada para o Concurso Sefaz PR (Secretaria de Fazenda do Paraná). O edital segue previsto para 2022 para oportunidades na carreira de Agente Fazendário.

Concurso Sefaz PR: nova comissão formada

O concurso da Secretaria de Fazenda do Paraná tem nova comissão organizadora formada, que dará andamentos aos trabalhos que vêm sendo realizados desde 2019 para publicação de um novo edital.

A nova equipe foi anunciada por meio de uma resolução publicada na última segunda-feira (09) e assinada pelo secretário da Fazenda do Paraná, Renê de Oliveira Garcia Junior.

Entre as atribuições da comissão estão: o estudo da necessidade de pessoal, número de vagas a ser oferecido, oportunidades para cadastro reserva e escolha da banca organizadora. 

A comissão atual estava estudando apenas o Cargo de Agente Fazendário, deixando a carreira de Auditor Fiscal de fora. Para o Agente é exigido nível superior.

Os salários ainda não foram revelados. Já os futuros agentes serão responsáveis exclusivamente pelo desempenho de atividades relacionadas à administração contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Estado, incluindo as entidades da Administração Indireta.

Sendo assim, o regulamento do concurso deverá conter as fases da seleção: inscrição preliminar; prova objetiva; prova subjetiva; inscrição definitiva; e prova de títulos.

O edital do concurso Sefaz tem previsão de publicação no final de 2021 ou início de 2022, segundo a secretaria.

Concurso Sefaz PR: cargos vagos aumentam

Os cargos vagos vêm aumentando bastante nos últimos anos na Secretaria de Fazenda do Paraná . Em 2020 eram mais de 800 vacâncias.

Somente no cargo de Auditor Fiscal, mais de 700 estavam vagos, e de Agente Fazendário eram 100 vacâncias.

O secretário da Fazenda do Paraná, Renê de Oliveira Garcia Junior, falou sobre o concurso, em abril, durante conversa com o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado (Sindafep).

“A Secretaria da Fazenda do Paraná, a exemplo de outras no Brasil, apresenta uma deficiência enorme de pessoal. As pessoas foram envelhecendo, saindo e não foram substituídas. Há uma perda de quadros profissionais, de gente qualificada e a memória vai se perdendo”, afirmou, na época.

Depois, ele falou que o concurso público estava previsto para 2022 e que a necessidade era urgente.

“(Cerca de) 45% dos profissionais, seja auditor ou analista fazendário, podem se aposentar. Então, nós teremos a necessidade de fazer um novo concurso. Ainda não sabemos o montante, se será para 100 pessoas, 60, 80, ou então um concurso que entrem em partes”, explicou.

Último concurso Sefaz PR

Publicado em 2012, o último concurso Sefaz PR ofertou 100 vagas de Auditor Fiscal. A banca foi a Coordenadoria de Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina (Cops/UEL).

Foi exigido dos candidatos o nível superior completo em qualquer área. Os salários eram de R$ 11.046,64, para uma jornada de 40 horas semanais.

A avaliação dos candidatos se deu por meio de provas objetivas e de títulos, que ocorreram nas cidades de Cascavel, Curitiba, Londrina e Maringá.

As provas foram divididas em duas partes, sendo uma com 70 e outra com 90 questões. Confira as disciplinas cobradas:

  • Tecnologia da Informação
    • 50 questões, sendo 40 de Língua Portuguesa e dez de Língua Inglesa;
  • Conhecimentos Gerais
    • 20 questões, sendo oito de Língua Portuguesa e 12 de Matemática, Estatística e Lógica;
  • Direito
    • 40 questões abrangendo Direito Constitucional, Tributário, Administrativo, Privado, Penal e Legislação Tributária do Estado do Paraná; e
  • Contabilidade e Auditoria
    • 50 questões sobre conteúdos programáticos dessas disciplinas.

Saiba mais sobre o Concurso Sefaz PR: Seleções autorizadas para Auditor e Agente Fazendário!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais