Pesquisar no blog

Concurso Sefaz PR: Regulamento do Curso de Formação é publicado!

Iago Almeida

icone calendario 19 out 2021

Atenção concurseiros! Foi publicado o regulamento do Curso de Formação para Auditores Fiscais para o concurso Sefaz PR (Secretaria de Fazenda do Paraná). Edital segue previsto para 2022!

Concurso Sefaz PR: regulamento publicado, confira

Concurseiros devem ficar atentos aos trâmites do concurso da Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná . Um novo edital segue previsto para 2022!

A informação foi confirmada pelo secretário da Fazenda do Paraná, Renê Garcia Junior, ainda no primeiro semestre deste ano. 

E, no último dia 15 de outubro, foi aprovado e publicado o novo regulamento do Curso de Formação para Auditores Fiscais.

Vale destacar que esta etapa costuma ser a última, antes da posse de um candidato aprovado em um concurso público da Sefaz PR.

O documento afirma que o curso terá duração de 288 horas e será composto por duas fases, todas realizadas na capital Curitiba.

E, durante a segunda etapa, haverá atividades externas em locais que serão informados ao longo do curso.

Lembrando que para ser aprovado é preciso alcançar as notas definidas nas provas aplicadas e a frequência mínima de 260 horas.

O curso terá três avaliações, sendo que cada prova terá duração de três horas e meia. Serão entre 20 e 30 questões de múltipla escolha.

Durante o curso de formação, os aprovados terão direito a uma bolsa-auxílio no valor de R$ 7.171,94 por mês.

Comissão organizadora trabalha nos trâmites do concurso Sefaz PR

A comissão organizadora do concurso da Secretaria de Fazenda do Paraná foi formada ainda em agosto; ela estuda o cargo de Auditor Fiscal.

O regulamento que foi publicado no Diário Oficial do Paraná afirma que o grupo deverá dar andamento aos trabalhos já realizados pela equipe anterior, que havia sido formada em 2019. 

Entre as atribuições da comissão, estão: estudo da necessidade de pessoal, número de vagas, incluindo as áreas de especialização que demandam maior quantidade de profissionais, e a escolha da banca organizadora. 

É possível que o regulamento apresente duas provas distintas, sendo uma específica para a área de Tecnologia da Informação.

Os inscritos serão avaliados por meio de várias fases de seleção, sendo: inscrição preliminar; prova objetiva; prova subjetiva; inscrição definitiva; e prova de títulos.

Cargos vagos aumentam na Sefaz PR

De acordo com os últimos dados, em 2020 a secretaria somava mais de 800 cargos vagos em sua estrutura. Isso é prova que um novo certame é urgente!

Eram mais de 700 vacâncias no cargo de Auditor Fiscal e mais de 100 para Agente Fazendário.

Durante reunião com o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado (Sindafep), em abril, o secretário da Fazenda do Paraná, Renê Garcia Junior, afirmou que a falta de pessoal era um dos principais problemas.

“A Secretaria da Fazenda do Paraná, a exemplo de outras no Brasil, apresenta uma deficiência enorme de pessoal. As pessoas foram envelhecendo, saindo e não foram substituídas. Há uma perda de quadros profissionais, de gente qualificada e a memória vai se perdendo”, afirmou.

“(Cerca de) 45% dos profissionais, seja auditor ou analista fazendário, podem se aposentar. Então, nós teremos a necessidade de fazer um novo concurso. Ainda não sabemos o montante, se será para 100 pessoas, 60, 80, ou então um concurso que entrem em partes”, explicou ele.

Saiba mais sobre o Concurso Sefaz PR: Seleções autorizadas para Auditor e Agente Fazendário!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais