Pesquisar no blog

Concurso Sefaz RJ: Conselho solicita informações atualizadas sobre novo edital. Entenda!

Iago Almeida

icone calendario 22 jul 2022

Atenção concurseiros! Um novo concurso Sefaz RJ  (Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro) segue em pauta para 2022. O conselheiro apontou para a necessidade de atualização das informações já colhidas para a seleção. Serão vagas para Auditores!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Concurso Sefaz RJ: quando sai o novo edital?

Um novo concurso para a Secretaria de Fazenda do Rio de Janeiro , com vagas para Auditores, segue em pauta para 2022.

Durante reunião, o conselheiro Alexandre Mello Telles de Menezes apontou para a necessidade de atualização das informações já colhidas para a seleção. 

Assim, o estudo é para preencher ao menos 50 vagas para Auditor fiscal da Receita Estadual. 

“A tecnologia diminuiu muito a necessidade de cargos. Mas, a gente entende que ainda assim precisa de pessoal. Estamos terminando os estudos. Antes de fazer qualquer contratação, estamos vendo qual é a real necessidade”, afirmou Nelson Rocha, secretário de Fazenda do Rio.

Ainda de acordo com o secretário, a pasta já tem autorização para o concurso. Entretanto, o aval ainda não foi publicado no Diário Oficial. 

Provimento de vagas

Ainda em 2021, o governo publicou o Decreto nº 47.585, que prevê 50 provimentos para Secretaria de Fazenda do Rio de Janeiro , diante do Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Veja:

  • Auditor fiscal da receita estadual: 30 vagas;
  • Analista em finanças públicas: 10 vagas;
  • Agente de fazenda: 10 vagas.

Para Analista e Auditor é necessário, entretanto, ter o nível superior completo. Enquanto para Agente é pedido apenas o nível médio.

Vale destacar ainda que o Decreto nº 47.585 é o mesmo que assegura os provimentos dos concursos para Polícia Civil, Polícia Militar e Agenersa, que já estão autorizados. 

Concurso Sefaz RJ: qual o salário de um Auditor?

Caso a autorização seja concedida para Auditor, é importante que o concurseiro saiba os salários que são oferecidos, uma vez que a carreira será destaque no novo certame.

Ademais, com exigência de nível superior, com diploma fornecido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação, os salários atuais dos Auditores-Fiscais no estado não foram informados.

Entretanto, em 2013, no último edital para carreira, o vencimento inicial era de R$ 13.186,76, valor este que pode ser ainda maior, 08 anos depois.

Além disso, é importante lembrar que o último concurso para a carreira não trouxe a exigência de graduações específicas.

Último concurso Sefaz

Publicado em 2013, o último concurso para efetivos contou com 50 vagas. Assim, foram oportunidades para Auditor Fiscal, a nível superior.

Além disso, os inscritos foram avaliados por duas provas objetivas, que foram compostas por 100 questões cada. Portanto, as disciplinas foram:

  • Prova I
    • Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Administração e Informática, Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos e Auditoria e Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil e Direito Penal.
  • Prova II
    • Direito Empresarial (Comercial), Economia e Finanças Públicas, Matemática Financeira, Estatística e Raciocício Lógico, além de Direito Tributário, Legislação Tributária e Legislação das Receitas não Tributárias.

Ademais, as provas valiam 100 pontos cada. Assim, para ser classificado, foi preciso obter 130 pontos, no mínimo, na soma das duas provas. 

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso Sefaz RJ tem comissão formada: 195 vagas e até R$ 27 mil!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais