Pesquisar no blog

Concurso Sefaz RJ: Novo edital para Auditores, diz secretário!

Iago Almeida

icone calendario 20 set 2021

Uma reunião do Conselho Superior de Fiscalização Tributária abordou a abertura de um novo concurso Sefaz RJ (Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro). Serão vagas para Auditores!

Concurso Sefaz RJ: reunião trata de nova seleção para Auditores

Um novo concurso para a Secretaria de Fazenda do Rio de Janeiro , com vagas para Auditores, foi tratado em uma reunião do Conselho Superior de Fiscalização Tributária, no último dia 24 de agosto.

Entretanto, a ata da reunião só foi divulgada no Diário Oficial nesta segunda-feira, 20 de setembro.

Nela, o texto afirma que o conselheiro Luiz Cezar Moretzohn Rocha sugeriu que as próximas reuniões do conselho debatessem a necessidade ou possibilidade de concurso para Auditores Fiscais da Receita Estadual.

Conselheiro de Fazenda, o presidente do Conselho, Nelson Rocha, afirmou que a discussão deve ser precedida sobre o dimensionamento do quantitativo de Auditores Fiscais necessários ao desempenho das funções.

Ele explicou que se a utilização de novas tecnologias reduz a necessidade de servidores, aumenta a complexidade das tarefas a serem desenvolvidas, o que pede uma nova seleção.

Assim, deve haver primeiro um estudo sobre o número de cargos vagos na secretaria, para saber quais áreas necessitam de mais recomposição.

Concurso Sefaz RJ: há previsão de vagas?

Infelizmente não. Mas, vale destacar que, em abril, foi publicado o Decreto nº 47.585, onde o governo previa abertura de 50 vagas.

Estas seriam para pavimento na secretaria, através do Regime de Recuperação Fiscal (RRF). O quantitativo seria distribuído em:

  • Auditor-fiscal da receita estadual – 30 vagas;
  • Analista em finanças públicas – 10 vagas;
  • Agente de fazenda – 10 vagas.

As carreiras de Auditor e Analista exigem o nível superior de escolaridade, enquanto para Agente ainda não se sabe o requisito que será pedido.

Vale destacar que o Decreto nº 47.585 é o mesmo que garante os provimentos dos concursos para Polícia Civil, Polícia Militar e Agenersa; todos eles já estão autorizados.

A previsão afirma que as chances podem ser usadas para chamada de aprovados ou para abertura de novos concursos.

Mas, a secretaria não tem certame ativo, ou seja, um novo edital deve ser divulgado, isso após autorização oficial do governo do Rio de Janeiro .

Concurso Sefaz RJ: qual o salário de um Auditor?

Caso a autorização seja concedida para Auditor, é importante que o concurseiro saiba os salários que são oferecidos, uma vez que a carreira será destaque no novo certame.

Com exigência de nível superior, com diploma fornecido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação, os salários atuais dos Auditores-Fiscais no estado não foram informados.

Entretanto, em 2013, no último edital para carreira, o vencimento inicial era de R$ 13.186,76, valor este que pode ser ainda maior, 08 anos depois.

Importante lembrar que o último concurso para a carreira não trouxe a exigência de graduações específicas.

Último concurso Sefaz

Publicado em 2013, o último concurso para efetivos contou com 50 vagas para Auditor Fiscal, a nível superior.

Os inscritos foram avaliados por duas provas objetivas, que foram compostas por 100 questões cada. As disciplinas foram:

  • Prova I
    • Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Administração e Informática, Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos e Auditoria e Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil e Direito Penal.
  • Prova II
    • Direito Empresarial (Comercial), Economia e Finanças Públicas, Matemática Financeira, Estatística e Raciocício Lógico, além de Direito Tributário, Legislação Tributária e Legislação das Receitas não Tributárias.

As provas valiam 100 pontos cada. Para ser classificado, foi preciso obter 130 pontos, no mínimo, na soma das duas provas. 

Saiba mais sobre o Concurso Sefaz RJ tem comissão formada: 195 vagas e até R$ 27 mil!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais