Pesquisar no blog

Concurso Sefaz RJ: Seleção com 50 vagas está em estudo, informa órgão!

Iago Almeida

icone calendario 10 fev 2023

Atenção concurseiros! Um novo concurso Sefaz RJ  (Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro) segue em pauta e está sendo estudado para 2023. A previsão é para oferta de 50 vagas em vários cargos!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui  e saiba mais!

Concurso Sefaz RJ: previsão de vagas do novo edital

Portanto, um novo concurso para a Secretaria de Fazenda do Rio de Janeiro , está sendo preparado e estudado!

Além disso, a pasta informou nesta semana que estão previstas 50 vagas para o novo edital. Veja a distribuição:

  • Auditor Fiscal: 30 vagas;
  • Analista de Fazenda: 10 vagas;
  • Agente de Fazenda: 10 vagas. 

Vale destacar que este quantitativo consta no Plano de Recuperação Fiscal, que o Estado elaborou para ingressar no novo Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

Para Auditor e Analista é exigido o nível superior completo, enquanto para Agente a exigência é de nível médio.

“A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro informa que está prevista, no Plano de Recuperação Fiscal, a realização de concurso com a oferta de 30 vagas para Auditor Fiscal, 10 para Analista de Fazenda e 10 para Agente de Fazenda. Os estudos necessários para a realização do concurso estão em andamento”, informou o órgão.

Então, o concurso vem sendo aguardado há um bom tempo, desde quando o então secretário de Fazenda do Rio, Nelson Rocha, falou dele em 2021.

“Estamos terminando os estudos. Antes de fazer qualquer contratação, estamos vendo qual é a real necessidade”, disse ele, na época.

Concurso Sefaz RJ: qual o salário de um Auditor?

Caso a autorização seja concedida para Auditor, é importante que o concurseiro saiba os salários que são oferecidos, uma vez que a carreira será destaque no novo certame.

Com exigência de nível superior, com diploma fornecido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação, os salários atuais dos Auditores-Fiscais no estado não foram informados.

Entretanto, em 2013, no último edital para carreira, o vencimento inicial era de R$ 13.186,76, valor este que pode ser ainda maior, 08 anos depois.

Importante lembrar que o último concurso para a carreira não trouxe a exigência de graduações específicas.

Vale destacar que há iniciativas internas para que as vagas de auditor fiscal sejam voltadas para Tecnologia da Informação (TI). 

“Precisamos hoje de pessoas mais especializadas em TI do que alguém que vai a campo, por exemplo. Atualmente, você precisa de alguém que conheça determinadas linguagens, que tenha essa base de dados para trabalhar. Isso também é fiscalização, mas com outro viés”, explicou o então secretário, Nelson Rocha.

Último concurso Sefaz RJ foi há 10 anos

Publicado em 2013, o último concurso para a Secretaria de Fazenda do Rio de Janeiro , contou com 50 vagas para Auditor Fiscal, a nível superior.

Os inscritos foram avaliados por duas provas objetivas, que foram compostas por 100 questões cada. As disciplinas foram:

  • Prova I
    • Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Administração e Informática, Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos e Auditoria e Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil e Direito Penal.
  • Prova II
    • Direito Empresarial (Comercial), Economia e Finanças Públicas, Matemática Financeira, Estatística e Raciocício Lógico, além de Direito Tributário, Legislação Tributária e Legislação das Receitas não Tributárias.

As provas valiam 100 pontos cada. Para ser classificado, foi preciso obter 130 pontos, no mínimo, na soma das duas provas. 

Saiba mais sobre o Concurso Sefaz RJ tem comissão formada: 195 vagas e até R$ 27 mil!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais