Pesquisar no blog

Concurso Senado Federal: Saiba detalhes do TAF para Policial Legislativo!

icone calendario 19 fev 2021

O novo concurso Senado Federal está próximo de publicar seu edital, uma das etapas avaliativas é o TAF (Teste de Aptidão Física). Veja os detalhes dos exercícios para Policial Legislativo.

Concurso Senado Federal exigirá o TAF

O novo concurso Senado Federal está cada vez mais próximo de divulgar seu edital. Serão ofertadas 40 vagas de caráter imediato, sendo 24 vagas para a carreira de Policial Legislativo.

A seleção já está em fase de definição da banca organizadora, e o cargo de Policial Legislativo é um dos mais almejados pelos candidatos, afinal a função tem exigência apenas do nível médio de formação.

Segundo informações do levantamento realizado no dia 22 de junho, o Senado Federal conta com um déficit de 1.454 cargos, sendo 178 cargos de Policial Legislativo. O que aumenta ainda mais as chances de nomeações além das vagas previstas no edital.

Além do nível médio de escolaridade, a carreira de Policial Legislativo do concurso Senado Federal conta com salário inicial no valor de R$ 19.427,79, além de benefícios e possibilidades de progressões na função.

De acordo com o último edital do certame , além das provas objetivas, os participantes ao cargo serão submetidos às seguintes etapas avaliativas:

  • Teste de Aptidão Física (TAF);
  • Avaliação Psicológica;
  • Investigação Social Documental;
  • Curso de Formação.

O Teste de Aptidão Física (TAF), de caráter apenas eliminatório, tem como objetivo verificar a aptidão física dos candidatos para o exercício do cargo.

Os candidatos do último concurso Senado Federal, foram avaliados por meio dos seguintes testes físicos:

Os exercícios físicos foram realizados na seguinte ordem: Flexão de Braços, Abdominal, Barra e Corrida.

Etapas do último TAF do concurso Senado Federal

Confira quais foram os critérios de execução do Teste de Aptidão Física do último concurso Senado Federal, para o cargo de Policial Legislativo.

Flexão de braços para candidatos do sexo masculino e feminino

Sexo Masculino

a) posição inicial: o candidato deverá, apoiando-se no solo, se posicionar em decúbito frontal, pernas unidas e estendidas, braços e mãos na linha dos ombros;

b) execução: ao comando “\ já \”, o candidato flexionará os braços com o tronco estendido até que o peito atinja o solo, sem, no entanto tocá-lo, mantendo o alinhamento da cabeça, coluna e pernas e, em seguida, voltará à posição inicial, completando uma repetição.

Sexo Feminino

a) posição inicial: a candidata deverá se posicionar em quatro apoios (mãos e joelhos no solo), centro de gravidade projetado à frente com peso do tronco incidindo sobre os braços estendidos;

b) execução: ao comando “\ já \”, a candidata flexionará os braços até atingir o solo com o peito, sem, no entanto, tocá-lo, mantendo os joelhos apoiados ao solo, braços e mãos na linha dos ombros e, em seguida, voltará à posição inicial, completando uma repetição.

Abdominal remador para candidatos do sexo masculino e feminino

a) posição inicial: o candidato na posição deitada em decúbito dorsal, com as pernas unidas e estendidas e braços estendidos atrás cabeça, tocando o solo;

b) execução: ao comando “\ já \”, o candidato flexionará simultaneamente o tronco e membros inferiores na altura do quadril, lançando os braços à frente de modo que a sola dos pés se apoie totalmente no solo e a linha dos cotovelos coincida com a linha dos joelhos e, em seguida, voltará à posição inicial (decúbito dorsal), completando uma repetição.

Barra para candidatos do sexo masculino e feminino

Sexo Masculino

a) posição inicial: o candidato deverá dependurar-se na barra, com pegada livre (pronação ou supinação), mantendo os braços estendidos e, quando autorizado, deverá iniciar a execução;

b) execução: inicia-se o movimento com a flexão do braço até que o queixo ultrapasse a parte superior da barra, estendendo novamente o braço e voltando à posição inicial, sendo assim, considerado um movimento completo (uma flexão);

c) o movimento só se completa com a total extensão dos braços;

d) a não extensão total dos braços, e início de nova execução, é considerado como movimento incorreto e não computado no desempenho do candidato.

Sexo Feminino

a) posição inicial: a candidata deverá dependurar-se na barra com pegada livre (pronação ou supinação), mantendo os braços flexionados e o queixo acima da parte superior da barra, podendo receber ajuda para atingir esta posição;

b) execução: após a tomada da posição inicial pela candidata, o fiscal da prova inicia imediatamente a cronometragem do tempo, devendo a candidata permanecer na posição até a ordem do fiscal para poder descer, que é dada quando expirar o tempo do desempenho mínimo.

Corrida para candidatos do sexo masculino e feminino

a) o (a) candidato (a) deverá percorrer a distância mínima exigida no tempo máximo de 12 (doze) minutos;

b) o (a) candidato (a), durante os doze minutos, poderá deslocar-se em qualquer ritmo, correndo ou caminhando, podendo, inclusive, parar e depois prosseguir.

Saiba mais sobre o Concurso Senado: Edital publicado. 1.014 vagas. Até R$ 33,4 mil!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais