Concurso TCE SC: Novo edital está previsto | Nova Concursos

Concurso TCE SC: Novo edital está previsto!

icone calendario 16 mar 2021

O edital do novo concurso TCE SC deve ser publicado ainda em 2021. O tribunal está se preparando para a retomada dos trâmites do certame, após adiamento em decorrência da pandemia.

O concurso ofertará vagas para Auditores Fiscais de Controle Externo, cargo com exigência de nível superior.

Concurso TCE SC: preocupação com carência de pessoal

Boa notícia concurseiros! O presidente do TCE, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, enviou ofício à banca contratada, em fevereiro, para iniciar os preparativos com a comissão organizadora do novo certame.

O presidente do TCE SC afirmou que reconhece a carência de pessoal e a necessidade de novos concursos, que, segundo ele, é essencial para dar vazão às atividades do Tribunal de Contas.

No próximo dia 18 de março, será promovido um Seminário ‘Impactos da Lei Complementar 173/2020 na Gestão Pública’, realizado pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina , em parceria com a seccional estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Haverá palestras sobre as dificuldades na gestão de pessoal; concurso público e o processo seletivo simplificado previsto na LC 173/2020, que estabelece o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus e restringe, por exemplo, o ingresso de servidores.

Com a lei, não é possível abrir concursos para novos cargos até dezembro deste ano, evitando aumento de despesas para os estados e municípios, além do governo federal, devido a pandemia.

“A normativa impôs diversas restrições relativas a atos de pessoal no período compreendido entre 28/05/2020 a 31/12/2021, as quais devem ser observadas pelos gestores públicos”, alerta Ana Paula, auditora fiscal de controle externo, que palestrará no evento. 

Concurso TCE SC: vagas ofertadas

O novo certame conta com previsão de preenchimento de 160 vagas para Auditor Fiscal de Controle Externo, sendo 40 serão para contratação imediata e 120 para formação de cadastro de reserva.

A informação foi confirmada em 2020, quando o tribunal também divulgou a distribuição das 40 chances  imediatas por área, sendo: 

  • Administração – 6 vagas; 
  • Ciência da Computação – 8 vagas; 
  • Ciências Contábeis – 9 vagas; 
  • Direito – 10 vagas; 
  • Ciência Econômicas – 3 vagas; 
  • Engenharia Civil – 4 vagas. 

Os candidatos terão como requisito para a carreira de Auditor Fiscal, nível superior na área de escolha, com remuneração inicial de R$ 14.502,56 por mês. O valor já inclui o auxílio-alimentação de R$ 1.642,78 mais gratificações.

Concurso TCE SC: provas

A estrutura de provas do novo concurso TSE SC está definida e será aplicada por meio de provas objetivas, em caráter eliminatório e classificatório, contendo 100 questões.

Serão 40 questões de Conhecimentos Básicos e 60 de Conhecimentos Específicos, além de provas discursivas, para elaboração de uma peça técnica (relatório técnico) com até 90 linhas.

Entretanto, após a suspensão inicial do certame, ainda não há dados se o tribunal manterá essa estrutura para o próximo concurso. 

Último concurso TCE SC

Publicado em 2016, o último concurso para Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina ofertou 50 vagas. Os candidatos deveriam apresentar graduação nas áreas de formação especificadas em edital.  

Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório. O Cebraspe, até então Cespe/UnB, foi o organizador do certame.

Foram cobradas 120 questões dos inscritos, com respostas de certo e errado, que deveriam ser respondidas em até quatro horas. 

Saiba mais sobre o Concurso TCE SC: Edital deve ser retomado em breve!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais