Pesquisar no blog

Concurso TCU: Com 30 vagas, certame é previsto para 2020!

icone calendario 10 set 2019

De acordo com a declaração, do Presidente do órgão, José Múcio Monteiro, estão previstas 30 vagas para o Concurso TCU (Tribunal de Contas da União) para preenchimento do déficit atual.

⇒ Confira todas as informações na página do concurso!

Segundo informações, dos dados do Portal da Transparência, o cargo que apresenta maior necessidade de preenchimento é o Auditor Federal de Controle Externo, sendo 160 cargos vagos. Além disso, há um balanço de 384 cargos vagos no órgão.

Situação atual do concurso TCU

No início deste ano, em janeiro, foi sancionada pelo Presidente Jair Bolsonaro a Lei Orçamentária Anual de 2019 (LOA), que prevê os recursos destinados aos gastos de cada Poder. O documento traz a informação, que estão previstas mais 48 mil provimentos, que variam entre novos concursos e nomeação de funcionários.

No documento, consta uma previsão que seja ofertada 20 vagas para o quadro de servidores do Tribunal de Contas da União. A validade do último certame, será encerrada em dezembro, deste ano.

Os cargos que apresentam maior déficit de servidores é o Técnico Federal de Controle Externo (208 cargos vagos), Auditor Federal de Controle Externo (176 cargos vagos). Já o cargo de Auditor de Controle Externo, atualmente não apresenta nenhum cargo vago.

Último concurso TCU

O último concurso, ocorreu em 2015, foram ofertadas 42 vagas para o cargo de Técnico de Controle Externo (Apoio Técnico e Administrativo/ Técnica Administrativa).

O certame tem validade de dois anos, contatos a partir do dia 02 de dezembro de 2017, isto é, em dezembro de 2019 já se encerra esse período.

A forma avaliativa do concurso, consistiu em uma prova objetiva e discursiva, sendo dividida da seguinte maneira:

Prova objetiva:

  • Conhecimento Básicos (50 questões);
  • Conhecimentos Específicos (50 questões);

Prova Discursiva:

  • Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos (1 questão para cada item);
  • Conhecimentos específicos (1 peça de natureza técnica).

Além das provas, o candidato teve que participar do Programa de Formação (de caráter eliminatório) com duração mínima de 60 horas.

Saiba mais sobre o Concurso TCU: Edital publicado com 20 vagas para Auditor!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais