Pesquisar no blog

Concurso TJ CE: Tribunal expressa opinião sobre questão polêmica da prova!

icone calendario 23 set 2019

O concurso TJ CE (Tribunal de Justiça do Ceará ) se manifestou sobre uma questão polêmica contida na prova do certame, envolvendo a justiça da Bahia.

⇒ Confira todas as informações na página do concurso!

Polêmica no concurso TJ CE

Após manifestações da Amab (Associação dos Magistrados da Bahia), o Tribunal de Justiça do Ceará expressou opinião sobre a polêmica questão da prova objetiva do certame, envolvendo a justiça da Bahia.

De acordo com a manifestação, o órgão não tem acesso prévio às questões do concurso TJ CE, cuja responsabilidade é da banca organizadora FGV (Fundação Getúlio Vargas). O tribunal não pode controlar o teor das provas, por limitações legais.

Porém, o Tribunal de Justiça do Ceará informou que discorda totalmente do conteúdo apresentado na questão do concurso. Em um dos itens da prova, foi pedido aos candidatos que assinalassem a frase que indicava uma visão positiva da justiça.

Uma das alternativas da questão apresentava a seguinte afirmação: “Existem três tipos de justiça: a boa, a ruim e a baiana”.

O Tribunal de Justiça do Ceará lamenta o ocorrido, repudia todo e qualquer ato de discriminação e se solidariza com o povo baiano, informou o órgão em nota.

De acordo o TJ CE, o assunto foi abordado em reunião com a banca organizadora FGV, no dia 20 de setembro. No encontro, o tribunal demonstrou sua insatisfação e cobrou os devidos esclarecimentos. A FGV não comentou sobre o ocorrido.

Nova-TJCE

Publicação do gabarito definitivo do concurso TJ CE

Apesar dos problemas ocorridos nas provas do concurso TJ CE, o cronograma do certame segue sendo executado normalmente. Os gabaritos preliminares das provas objetivas, já foram disponibilizados e a próxima etapa é a divulgação dos gabaritos definitivos.

A prova objetiva do certame foi realizada no dia 15 de setembro, em dois turnos. No período da manhã, responderam ao exame os candidatos às vagas de Técnico Judiciário da área Judiciária. No período da tarde, foi a vez dos que concorrem às oportunidades da área Administrativa.

O exame contou com 70 questões, englobando as disciplinas de Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos. Os itens de Conhecimentos Básicos cobraram conteúdo de Língua Portuguesa (22 questões) e Organização Judiciária do Estado do Ceará e Direito das Pessoas com Deficiência (08 questões).

Já em Conhecimentos Específicos, os conteúdos apresentaram variações. Na área Judiciária foram exigidos itens de Noções de Direito Constitucional, Administrativo, Processual Civil e Processual Penal.

Já para a área Administrativa, foram englobadas questões de Noções de Administração Pública, Gestão Pública, Direito Constitucional e Noções de Direito Administrativo.

Será considerado aprovado no concurso TJ CE, os candidatos que alcançarem no mínimo 50% de acerto nas questões de Conhecimentos Básicos e 50% nas questões de Conhecimentos Específicos. Além disso, não poderão zerar nenhuma disciplina.

Junto com a prova objetiva, também foi realizada a prova discursiva. O objetivo era a elaboração de um texto dissertativo entre 20 e 30 linhas. O resultado dessa etapa ainda será publicado.

» Prepare-se para o concurso TJ CE + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso TJ CE: Edital publicado. 50 vagas para Técnico, nível médio!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais