Pesquisar no blog

Concurso TJ MA: Confira os detalhes da prova, edital se aproxima!

icone calendario 15 jul 2019

Boa notícia concurseiros maranhenses! O concurso TJ MA (Tribunal de Justiça do Maranhão ) divulgou detalhes sobre a organização das provas, edital está próximo de ser publicado.

⇒ Confira todas as informações na página do concurso!

Detalhes do concurso TJ MA

Foi divulgado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, alguns detalhes sobre a organização das provas do certame para o preenchimento de cargos efetivos.

No dia 26 de junho, foi realizada uma reunião sugerindo alterações ao termo de referência do próximo concurso TJ MA.

A Assessoria Jurídica da Presidência da Corte, deu parecer favorável à escolha da FCC (Fundação Carlos Chagas) para coordenar e realizar a seleção.

Nova-TJMA

O contrato ainda não foi divulgado, porém as alterações do Termo aproximam as etapas administrativas para que o concurso seja realizado o mais rápido possível.

As informações disponibilizadas no memorando são:

Provas Objetivas

a) Cargos de Nível Médio: 60 questões, sendo 30 de conhecimentos gerais e 30 de conhecimentos específicos;

b) Cargos de Nível Superior: 60 questões, sendo 30 de conhecimentos gerais e 30 de conhecimentos específicos.

Provas Discursivas

a) Cargos de Nível Médio: uma redação com 30 linhas de produção textual;

b) Cargos de Nível Superior: um estudo de caso de acordo com o cargo/especialidade.

As provas discursivas serão corridas aos candidatos habilitados e aprovados nas provas objetivas em quantidade a ser definida em comum acordo entre as partes, considerando ampla concorrência, candidatos negros e com deficiência.

Avaliação de Títulos

Os candidatos habilitados nas provas discursivas serão convocados para apresentação dos Títulos, conforme Resolução 15/2019 (Resolução do Concurso) e Edital.

Cotas de Inclusão Social

Do total de vagas disponíveis no concurso público, será destinado o percentual de 20% para os candidatos negros e pardos, conforme previsto nas Lei 12.990/2014 e Resolução 203/2015, e de 5% para os candidatos com deficiência.

O concurso TJ MA prevê a oferta de 63 vagas para cargos de níveis médio e superior. Um dos cargos ofertados será o de Oficial de Justiça, que está com a exigência de escolaridade sendo debatida pela Assembleia Legislativa do Estado e, assim, o TJ MA segue aguardando uma decisão para finalizar o edital com as devidas alterações.

Nova-TJMA

De acordo com a Assembleia, este projeto deve entrar na pauta até o dia 18 de julho, quando se inicia o recesso legislativo.

O cargo de Oficial de Justiça, atualmente exige o nível médio completo e mediante a aprovação do Projeto de Lei, o cargo exigirá formação de nível superior em Direito. Poderão ser ofertadas vagas para os cargos de Analista e Técnico Judiciário.

Saiba mais sobre o Concurso TJ MA: Edital aberto com 41 vagas; ganhe até R$9 mil!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais